A princípio, as atividades agropecuárias são influenciadas pelo crescimento da população, aumento da renda per capita e o avanço da indústria, pois impulsionam o consumo de alimentos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ( FAO) , o Brasil é o segundo maior fornecedor mundial de produtos agrícolas. Isso faz com que, o país reforce sua tradição vocacional de economia agrícola e de celeiro do mundo.
Nessa perspectiva, é conducente veicular que a expansão do agronegócio é uma das ferramentas que, corroboram para o aquecimento global. Diante disso, biomas como o cerrado e a amazônia vem rapidamente sendo degradados devido a pecuária e o cultivo de soja, os quais favorecem os desmatamentos, as queimadas, assoreamento do leito dos rios e as poluições das bacias hidrográficas em decorrência dos agrotóxicos. Logo, é visível que o crescimento das variações climáticas é exponencial ao PIB do país.
Por sua vez, é necessário refletir sobre as causas ambientais. Primeiramente, a conscientização da população é um fator fundamental para a proteção ambiental, no entanto, as campanhas educativas não são compactadas por toda a população, causando assim a devastação da fauna e da flora. Ora, a preservação e conservação do meio é essencial, para proliferar o mosaico de diversidades na biosfera.
Logo, é visível que a questão dos impactos ambientais é preocupante, mas, isso reduzirá com o senso crítico da população. Com o propósito de minimizar os desgastes com o meio o IBAMA, deve atenuar as suas fiscalizações sobre as grandes fazendas, por sua vez, é relevante o acréscimo de delegacias para crimes ambientais e severas punições para aqueles que desrespeitarem as normas que regem a constituição dos ecossistemas, outro inciso que deve ser explorado é o reflorestamento de áreas degradas. Dessa forma ambos processos serão efetivos para o meio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada