A objetificação feminina está enraizada em questões sociais, históricas e culturais, contando com alguns fatores como a herança patriarcal, a imagem corporal espalhada publicamente nas redes sociais e a cultura machista presente até hoje. Nesse contexto, a obra literária “O conto de Aia”, da autora Margareth Atwood, apresenta uma distopia em que uma mulher tenta sobreviver em meio às severas restrições impostas por um regime teocrático autoritário que limita o papel social da mulher à reprodução. Fora da ficção, existe uma realidade muito próxima dela, dominada pela visão onde a mulher é vista apenas como objeto de prazer.
Ademais, o fato de mulheres exporem seus corpos nas redes sociais é algo que faz perpetuar a desigualdade, reforça os estereótipos de gênero e aumenta a ideia da objetificação do corpo feminino. Na música “Roar”, da cantora Katy Perry, ela começa a música mostrando como era submissa ao homem, aceitando e concordando com o que ele dizia, como acontece com muitos casais atualmente. Essa música faz uma crítica a como as mulheres devem parar de ficar ouvindo tudo que o homem fala calada e começarem a se empoderar, defendendo a si mesma acima de tudo.
Diante dessa problemática, portanto, é notório que a objetificação feminina tenha se tornado algo “comum” de ser vista diariamente tanto pelos homens fazendo comentários machistas a respeito do corpo femino, quanto a exposição do corpo feminino nas redes sociais como algum tipo de empoderamento. Por isso, se faz necessário que o Governo Federal, junto a empresas, promova palestras para os funcionários sobre a importância da igualdade de gênero no local de trabalho e a desconstrução de estereótipos de gênero. Isso deve ser feito por meio da identificação da problemática em cada empresa e o quão grave se encontra, melhorando as relações entre os próprios funcionários e o respeito pelas mulheres, para que assim o Brasil possa se desenvolver humana e socialmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada