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Por idelmara
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Na obra ´Pedagogia do Oprimido´, do admirável pedagogo brasileiro Paulo Freire, o qual caracteriza o ambiente escola como ferramenta de opressão que habilita o sujeito para a convivência numa sociedade. Dessa maneira, os jovens e adultos que tem o direito de viver e aprender, muitas vezes são reprimidos pela a negligência do Estado, não tendo em vigor seu direito de liberdade de expressão.
Com efeito, torna-se evidente como as nossas escolhas como cidadãos reflete na população. Isso acontece porque, como já afirma o escritor George Orwel "Vivendo num país repressivo, sem liberdade, um homem é obrigado a reescrever a história visando colocar os líderes numa posição elogiosa". Com isso, a sociedade não estar preparada para lidar com a liberdade de expressão, já que usada de forma inadequada pode causar calúnia e discriminação, entre outros fatores. Além disso, é inegável como viver e aprender não são assuntos relevantes para o público. Isso ocorre porque, "As pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começar a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas", afirmação do poeta brasileiro Augusto Branco. Tendo em vista que, a liberdade de expressão é um direito de todos, mas que também possui limites e esses limites deve ser respeitado ou caso contrário terá consequências legais e sociais.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem a vivência e a aprendizagem .Por
isso, o Ministério Público-órgão responsável pela defesa dos interesses sociais
-deve, por meio da fiscalização da aplicação dos poderes estatais ,pressionar
o Estado à ofertar campanhas de conscientização, afim de que a liberdade de expressão nao seja um problema para o povo. Ademais, as instituições escolares
devem, por meio de palestras, instruir os alunos acerca da importância de se expressar sem interferir no espaço do outro.
Assim, a obra "Pedagogia do Oprimido", do pedagogo brasileiro Paulo Freires será, de fato, uma realidade no país
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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