Em primeiro lugar, pode-se exemplificar a importância da intervenção estatal ao citar os “hooligans”, grupos de torcedores violentos que iam para os estádios apenas para propagar o caos e que surgiu por volta da década de 1960. Após a tragédia de Heysel, todos os times ingleses foram punidos e o governo adotou práticas preventivas. Em vez de tentar contê-los após o início dos confrontos, a polícia passou a identificá-los previamente: os times tiveram que instalar nos estádios câmeras de monitoramento de maneira que as autoridades fizessem uma verificação virtual à procura desses torcedores.
Além de não possuir nenhuma ação eficaz, no Brasil, também é comum a provocação virtual. Nesse sentido, há não só brigas nos estádios, como também violência verbal através das redes sociais, que já é um cenário recorrente, pois, como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia, dessa forma, dando margem para que essa situação se prolongue.
Logo, é imprescindível que o Ministério do Esporte e federações, confederações, associações e demais órgãos responsáveis, por meio do dinheiro dos ingressos, dos impostos e do poder nestes órgãos investido tomem providências como fiscalização dos torcedores e punição dos conflituoso visando prevenir quaisquer tipo de conflito, garantindo o direito à segurança das pessoas que vão para os campos apenas para torcer e assistir aos jogos. Além disso, os próprios torcedores devem reportar as agressões verbais virtuais para que os usuários sejam banidos. É necessário, portanto, entender que o respeito pelos gostos e opiniões contrárias é um nobre diferencial em um mundo cada vez mais heterogêneo e disputado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada