Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114899
No dia 3 de abril de 2013, o clássico futebolístico entre Corinthians e Palmeiras, que ocorreria no estádio do Pacaembu, foi marcado antes mesmo do início do jogo: em um confronto entre os torcedores, uma pessoa morreu. Nesse sentido, foi implementada, na tentativa de atenuar tais impasses sociais, a medida da Torcida Única – apenas uma torcida no dia de jogos de times paulistas –, no entanto, na contemporaneidade, é evidente que o esporte, ainda assim, sofre com a violência, dessa vez, fora e dentro dos gramados. Logo, faz-se necessário analisar os causantes do estorvo: a segurança inócua e a impunidade.

 

Diante disso, cabe ressaltar a falta de segurança efetiva. Isso é pertinente, pois, comumente, não há fiscalização nem guarda eficiente em jogos clássicos – que possuem maior probabilidade de briga entre torcidas rivais -, o que fomenta casos violentos. Um jogo entre Palmeiras e São Paulo, no qual foi utilizado a medida de Torcida Única – para o time tricolor –, mesmo com revistas na entrada, acabou com uma faca jogada no gramado. À vista disso, denota-se a ineficiência do policiamento e segurança nos locais de partida, que, por conseguinte, geralmente, abrem espaço para a oportunidade de se iniciar conflitos por parte da torcida perdedora – nesse caso, a torcida do São Paulo, que atirou uma arma branca nos jogadores do Palmeiras. Destarte, é importante que a lacuna de fiscalização seja preenchida.

 

Ademais, a falta de penalização dos infratores também é responsável pela manutenção do revés. A fim de legitimar a tese, pode-se citar a Inglaterra, que possui uma legislação específica para casos como o de invasão do gramado – nesse caso, o indivíduo será punido inevitavelmente. Entretanto, no Brasil, tal cenário é irrealista, tendo em vista que a punição desse é, muitas vezes, mínima ou mesmo nula, tendo como referência o caso de Oruro, em 2013, onde corintianos que brigaram com vascaínos foram detidos e, logo após, soltos impunes. Consequentemente, isso causa uma alta nesse tipo de agressividade, podendo até mesmo incentivar tais atos por parte dos torcedores, considerando que não haverá graves consequências para aqueles que o fizerem, e, caso façam, a punição será mínima, podendo, até, acarretar na hostilização de jogos de futebol. Em suma, é evidente a falta de leis rígidas que penalizem os contraventores.

 

Portanto, medidas são necessárias para solucionar os problemas. Para isso, cabe ao Estado – garantidor máximo da ordem social –, por meio de verbas governamentais, mobilizarem efetivos policiais em estádios e arredores e, além disso, promoverem leis assíduas que, assim como na Inglaterra, garantam que os infratores serão punidos e desincentivem esses atos hostis, com o intuito de mitigar os óbices. Assim sendo, caso tais propostas sejam, de fato, realizadas, espera-se que, ao longo do tempo, a medida implementada no dia 3 de abril de 2013 não seja mais colocada em pauta.

 

 

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 128

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 128

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 128

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114900
Só o pó suco das redações esse texto aqui ein

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por Tayverson
Quantidade de postagens
#114924
As 160 eram 180, porém não conseguir colocar
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
393 Exibições
por juliahelenoo
1 Respostas 
106 Exibições
por Rubro
1 Respostas 
89 Exibições
por Lara2009
0 Respostas 
110 Exibições
por Lara2009
0 Respostas 
215 Exibições
por lucky786
0 Respostas 
152 Exibições
por Mariclara
0 Respostas 
105 Exibições
por Kimmdoo10
0 Respostas 
192 Exibições
por adazinha
0 Respostas 
121 Exibições
por Th2804
3 Respostas 
1810 Exibições
por vicrays

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM