Mormente, vale destacar que, segundo a Organização Mundial do Trabalho, OIT, o Brasil possui escassez de mão de obra qualificada; essa falta dificulta para o brasileiro médio encontrar trabalho que se encaixe em seu perfil. Nesse contexto, para que novos postos de trabalho sejam criados, é preciso qualificar o trabalhador brasileiro. Assim, é necessário a criação de cursos profissionalizantes por meio do Estado de forma gratuita.
Além disso, é importante mencionar que o Brasil é um dos países no mundo onde mais há trabalho informal, ou seja, pessoas trabalhando sem carteira assinada e, muitas vezes, em situação laboral degradante. Dessa maneira, os direitos humanos desses trabalhadores são violados todos os dias, causando muito sofrimento para eles e suas famílias. Destarte, o Estado deve aumentar a fiscalização para coibir essa prática desumana.
Em síntese, é dever do Estado agir para que a Constituição Federal seja cumprida, no que diz respeito ao direito fundamental ao trabalho. Nessa perspectiva, o Poder Público deve criar novos postos de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, e fiscalizar para combater a informalidade. Por conseguinte, sendo tudo feito dessa forma, haverá mais dignidade para os trabalhadores e respeito aos direitos humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.