Primariamente, é relevante notar que a falta de esclarecimento, incentivo e profissionais adequados para o ensino da educação monetária evidencia o descuido do Estado em relação ao envolvimento dos cidadãos na aprendizagem da matéria incorporada no sistema do Novo Ensino Médio. Com isso, verifica-se que mesmo com uma boa iniciativa de prover o ensino, não apenas o encaixe da disciplina resolve, uma vez que sem a estrutura necessária, ou seja, sem professores qualificados adequadamente e o desconhecimento do que será aprendido é inevitável que o rendimento dos estudantes cairá.
Ademais, grande parte da população não reconhece ou encontra-se ignorantes no que diz respeito aos benefícios que saber sobre onde economizar ou investir oferece a eles. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil está na terceira fase de transição demográfica, ou seja, os cidadãos brasileiros estão a viver por mais tempo. Nesse sentido, saber lidar com a economia é necessário para que se possa sobreviver em condições confortáveis quando se estiver na velhice, já que ao ter conhecimento financeiro é possível planejar a vida e fugir de problemas diante de uma crise que possa surgir no futuro.
Portanto, é preciso que algumas medidas sejam tomadas para sanar esse descaso. A fim de fazer com que as pessoas consigam compreender e aplicar a Educação Financeira na sua realidade, é dever do Ministério da Educação, por intermédio de verbas orçamentárias, divulgar intensivamente os benefícios do ensino da nova matéria e oferecer cursos para que os professores que ensinarão a matéria sejam capacitados. Assim, a sociedade estará preparada para organizar-se financeiramente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.