Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114257
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Assim como Nelson Mandela salienta sobre a educação, aprender a respeito do modo como usar o dinheiro e o seu percuso na economia, na atualidade, é de extrema importância. Apesar disso, em território brasileiro, existe o negligenciamento no ensino de conceitos básicos da educação financeira, o que indica ser um desafio que precisa do enfrentamento tanto pelo Estado quando pela sociedade civil.

Primariamente, é relevante notar que a falta de esclarecimento, incentivo e profissionais adequados para o ensino da educação monetária evidencia o descuido do Estado em relação ao envolvimento dos cidadãos na aprendizagem da matéria incorporada no sistema do Novo Ensino Médio. Com isso, verifica-se que mesmo com uma boa iniciativa de prover o ensino, não apenas o encaixe da disciplina resolve, uma vez que sem a estrutura necessária, ou seja, sem professores qualificados adequadamente e o desconhecimento do que será aprendido é inevitável que o rendimento dos estudantes cairá.

Ademais, grande parte da população não reconhece ou encontra-se ignorantes no que diz respeito aos benefícios que saber sobre onde economizar ou investir oferece a eles. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil está na terceira fase de transição demográfica, ou seja, os cidadãos brasileiros estão a viver por mais tempo. Nesse sentido, saber lidar com a economia é necessário para que se possa sobreviver em condições confortáveis quando se estiver na velhice, já que ao ter conhecimento financeiro é possível planejar a vida e fugir de problemas diante de uma crise que possa surgir no futuro.

Portanto, é preciso que algumas medidas sejam tomadas para sanar esse descaso. A fim de fazer com que as pessoas consigam compreender e aplicar a Educação Financeira na sua realidade, é dever do Ministério da Educação, por intermédio de verbas orçamentárias, divulgar intensivamente os benefícios do ensino da nova matéria e oferecer cursos para que os professores que ensinarão a matéria sejam capacitados. Assim, a sociedade estará preparada para organizar-se financeiramente.

Assinado por Flicker2307
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
96 Exibições
por eliabejonata
2 Respostas 
174 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
109 Exibições
por acfurlan
A importância da Educação financeira no Brasil
por Goetz    - In: Outros temas
0 Respostas 
39 Exibições
por Goetz
0 Respostas 
40 Exibições
por anasouza14
0 Respostas 
71 Exibições
por caodeguerra
0 Respostas 
67 Exibições
por dudanx
Educação Financeira no Brasil
por ferreirinha    - In: Outros temas
0 Respostas 
25 Exibições
por ferreirinha
Educação financeira no Brasil
por DiegoGS    - In: Outros temas
0 Respostas 
17 Exibições
por DiegoGS
0 Respostas 
119 Exibições
por Maria242023

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM