Avatar do usuário
Por Ryyk
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113745
Na obra “O Direito à Cidade”, o filósofo Henri Lefebvre expõe o direito de todos de participar e habitar uma cidade inclusiva e sustentável, afirmando que a cidade é um direito coletivo não individual. No entanto, essa não é a realidade dos espaços urbanos brasileiros, devido à arquitetura hostil que dificulta o acesso de áreas urbanas a determinados grupos sociais, isso advém do preconceito contra pessoas com baixas condições financeiras, além da ineficiência governamental em garantir áreas públicas de qualidade e inclusivas para todos.
Primeiramente, é válido reconhecer o cenário de preconceito e exclusão contra a população com menor condição financeira. Segundo o historiador Iain Borden, esse tipo de arquitetura visa uma sociedade consumista, onde os espaços adequados para convivência social são aqueles onde há gastos como lanchonetes e shoppings. Visto que essa classe não possui requisitos financeiros para seu acesso criando uma separação socioeconômica. Assim, o conceito de aporofobia, que define a aversão que os cidadãos têm aos pobres, explica essa exclusão social crescente com o passar das décadas.
Além disso, há um descaso por parte do Governo em relação à arquitetura de espaços públicos que sejam acessíveis e apropriados, os quais não são entregues devidamente. O filósofo Rousseau afirma que é dever do Estado atender as demandas sociais. Todavia a negligência governamental em garantir um espaço agradável e acessível a todos, cria um ambiente hostil onde não há lugares adequados, como áreas aquecidas, de descanso ou lazer adequadas, gerando assim um ambiente inadequado para a população, destacando assim a importância de áreas públicas mais abrangentes.
Portanto, faz-se necessário que a prefeituras e escolas criem projetos sociais, a fim de desenvolver maior consciência populacional contra a aparofobia e a exclusão social. Ao passo que o Governo Federal deve redirecionar o dinheiro que patrocina a arquitetura hostil, para criação de ambientes mais inclusivos e agradáveis. Dessa maneira espera-se atenuar essa realidade nefasta da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por kalliny
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114234
Parabéns ryyk, redação com argumentos concretos e válidos, otimos repertórios. Unico ponto negativo mesmo foi a prosposta incompleta. Tente focar em uma intervenção apenas, mas completa, com agente - ação - meio - finalidade e detalhamento

sucesso e bons estudos
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
453 Exibições
por jean24062004
0 Respostas 
220 Exibições
por Louyze
0 Respostas 
276 Exibições
por Sebaio
1 Respostas 
103 Exibições
por helenaluz
A Arquitetura Hostil: Impactos Sociais e Urbanos
por 00wtk    - In: Outros temas
0 Respostas 
106 Exibições
por 00wtk
0 Respostas 
1313 Exibições
por pyetrah
0 Respostas 
380 Exibições
por thechain
0 Respostas 
311 Exibições
por isadbertoli
0 Respostas 
173 Exibições
por Allexiaben
0 Respostas 
121 Exibições
por judaco

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM