Avatar do usuário
Por jean24062004
Quantidade de postagens
#124295
O quadro expressionista "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela arquitetura hostil, é amiudadamente semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, é crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a má influencia midiática.
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o controle dos espaços públicos. Esse contexto, de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido a baixa atuação das autoridades, os "designs hostilizados", persistem de maneira exacerbada e cruel, impedindo que grupos mais vulneráveis - como as pessoas em situação de rua -, não utilizem espaços públicos para se abrigarem. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, é mister salientar, que a má influência midiática é um entrave no que tange ao problema. Posto isso, de acordo com Djamila Ribeiro, para atuar em uma situação, deve-se, antes de tudo, tirá-la da invisibilidade. Contudo, o que foi criado para ser instrumento de democracia, está se tornando um "baú de futilidade", visto que a mídia cede pouca atenção aos assuntos que realmente importam, fomentando na falta de informação, conjuntamente barrando os caminhos para acabar com a arquitetura hostil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a se perdurar.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para amenizar esse impasse. Isto posto, cabe ao ministério das cidades, viabilizar a locação social, por meio de política habitacional empreendida entre Estado e iniciativa privada, para que famílias de baixa renda passem a ocupar imóveis vazios ou subutilizados. É necessário também, intervir sobre a má influência midiática. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitam-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
598 Exibições
por gigisrib
0 Respostas 
222 Exibições
por Fatjessica
0 Respostas 
121 Exibições
por claranutri1
0 Respostas 
87 Exibições
por Layan3
0 Respostas 
76 Exibições
por Carlos2211
4 Respostas 
1386 Exibições
por Fortes
0 Respostas 
282 Exibições
por Lucysilva
0 Respostas 
126 Exibições
por Enrii
3 Respostas 
229 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
269 Exibições
por giuliaromanm

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM