Em primeiro plano, é evidente que há desigualdade racial no Brasil, uma vez que há diferença desconfiada do número de analfabetas entre raças. De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 3,6% das pessoas brancas de quinze anos ou mais não são alfabetizadas, já entre as pessoas de cor preta ou parda, essa taxa é de 8,9%, ou seja, quase o triplo da porcentagem dos brancos. É importante salientar que, de acordo com a mesma pesquisa, a maior parte das vagas das escolas públicas são preenchidas por afrodescendentes, e a maioria dessas instituições não têm infraestrutura adequada para o ensino, o que explica essa disparidade racial na alfabetização.
Além disso, é imprescindível destacar a displicência governamental como fator colaborante para que as taxas de analfabetismo tenham tomado tal proporção, pois há falta de comprometimento do governo com a população desprovida de conhecimentos. A realidade é que custa "caro" assegurar a educação equitativa e de qualidade. Segundo o economista britânico Arthur Lewis, a educação nunca foi prejuízo, mas, sim, um investimento com garantia de retorno. Assim, fica explícita a necessidade das autoridades saírem da comodidade me assistirem a sociedade com excelência educacional, evitando a precariedade do ensino e tornando-o mais abrangente e inclusivo.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir os impactos do analfabetismo funcional no Brasil. O Governo Federal - autoridade máxima do país - deverá distribuir gratuitamente materiais básicos de aprendizagem, como livros e cadernos, através de verbas públicas destinadas à educação, além de promover palestras que orientem o aprendizado por meio desses recursos, fornecendo educação mais eficiente, a fim de tornar a sociedade justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.