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Por JAFreitas
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#113636
O filme cinematográfico "Mãos talentosas" narra a história real do doutor Benjamin Carson, um dos neurocirurgiões mais prestigiados do mundo. Apesar da fama, antes de estar em evidência a trajetória de Carson não foi fácil: ele conviveu com a pobreza e com o preconceito racial, contando apenas com a sua mãe, que apesar de ser analfabeta funcional, sempre o incentivou a seguir as oportunidades que ela nunca teve por não ter conhecimento. Fora da ficção não é diferente, a ausência da completa instrução educacional interfere no desenvolvimento da cidadania, assim como ocorreu com a genetriz desse célebre médico. Faz-se necessário, portanto, discutir acerca da desigualdade social e da negligência governamental.
Em primeiro plano, é evidente que há desigualdade racial no Brasil, uma vez que há diferença desconfiada do número de analfabetas entre raças. De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 3,6% das pessoas brancas de quinze anos ou mais não são alfabetizadas, já entre as pessoas de cor preta ou parda, essa taxa é de 8,9%, ou seja, quase o triplo da porcentagem dos brancos. É importante salientar que, de acordo com a mesma pesquisa, a maior parte das vagas das escolas públicas são preenchidas por afrodescendentes, e a maioria dessas instituições não têm infraestrutura adequada para o ensino, o que explica essa disparidade racial na alfabetização.
Além disso, é imprescindível destacar a displicência governamental como fator colaborante para que as taxas de analfabetismo tenham tomado tal proporção, pois há falta de comprometimento do governo com a população desprovida de conhecimentos. A realidade é que custa "caro" assegurar a educação equitativa e de qualidade. Segundo o economista britânico Arthur Lewis, a educação nunca foi prejuízo, mas, sim, um investimento com garantia de retorno. Assim, fica explícita a necessidade das autoridades saírem da comodidade me assistirem a sociedade com excelência educacional, evitando a precariedade do ensino e tornando-o mais abrangente e inclusivo.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir os impactos do analfabetismo funcional no Brasil. O Governo Federal - autoridade máxima do país - deverá distribuir gratuitamente materiais básicos de aprendizagem, como livros e cadernos, através de verbas públicas destinadas à educação, além de promover palestras que orientem o aprendizado por meio desses recursos, fornecendo educação mais eficiente, a fim de tornar a sociedade justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por EmillyySilva
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#114154
Roteiro da correção

Complemento ou melhorias no texto.
Correção de palavras ou erros.
Tente melhorar essa formação de frase.
Dúvidas sobre sua argumentação.
■Repetição próxima.


O filme cinematográfico "Mãos talentosas" narra a história real do doutor Benjamin Carson, um dos neurocirurgiões mais prestigiados do mundo. [Seguindo esse preceito, ] Apesar da fama [de ser famoso], antes de estar em evidência 《vírgula aqui》 a trajetória de Carson não foi fácil: ele conviveu com a pobreza e com o preconceito racial, contando apenas com a sua mãe, que apesar de ser analfabeta funcional, sempre o incentivou a seguir as oportunidades que ela nunca teve por não ter conhecimento. Fora da ficção 《vírgula》 não é diferente, [nota-se uma grave semelhança dessa situação com o atual contexto brasileiro], [quando] a ausência da completa [no que se refere quando diz "completa"?] instrução educacional interfere no desenvolvimento da cidadania, assim como ocorreu com a genetriz desse célebre médico. Faz-se necessário, portanto, discutir acerca da desigualdade social e da negligência governamental.

Tente ser mais direto ao abordar um repertório introdutório e interligá-lo ao tema. Sua introdução tem pontos ótimos.

Em primeiro plano, é evidente que há desigualdade racial no Brasil, uma vez que há [uma] diferença [na qual deve-se desconfiar] desconfiada do [sobre o] número de analfabetas [analfabetos] entre raças. De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 3,6% das pessoas brancas de quinze anos ou mais não são alfabetizadas, já entre as pessoas de cor preta ou parda, essa taxa é de 8,9%, ou seja, quase o triplo da porcentagem dos brancos. [Aqui você ressalta um contraste racial na educação, mas como o tema reflete de forma integra, seria importante discorrer sobre a maneira satisfatória de dar esse direito à esses grupos e como isso exclui eles da sociedade] É importante salientar que, de acordo com a mesma pesquisa, a maior parte das vagas das escolas públicas são preenchidas por afrodescendentes, e a maioria dessas instituições não têm infraestrutura adequada para o ensino, o que explica essa disparidade racial na alfabetização. [Cuidado para não se distanciar do tema, posto a importância de discorrer a forma que o analfabetismo interfere na vida dessas pessoas ao ponto de exclui-las socialmente de, por exemplo, direitos essências]

Além disso, é imprescindível destacar a displicência governamental como fator colaborante para que as taxas de analfabetismo tenham tomado tal proporção, pois há falta de comprometimento do governo com a população desprovida de conhecimentos. [Que tipo de conhecimentos?] A realidade é que custa "caro" [tente embasar melhor sua perspectiva aqui] assegurar a educação equitativa e de qualidade. Segundo o economista britânico Arthur Lewis, a educação nunca foi [um] prejuízo, mas, sim, um investimento com garantia de retorno. Assim, fica explícita a necessidade das autoridades saírem da comodidade me assistirem [cuidado com a linguagem informal] a sociedade com excelência educacional, evitando a precariedade do ensino e tornando-o mais abrangente e inclusivo.

É importante alertar que nos dois desenvolvimento você fugiu um pouco do tema ao abordar, sobretudo, a necessidade e não a forma que esse malefício influência no contexto social. Portanto, recomendo tentar rever seu texto e sua argumentação a respeito disso.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir os impactos [quais impactos?] do analfabetismo funcional no Brasil. O Governo Federal - autoridade máxima do país - deverá distribuir gratuitamente materiais básicos de aprendizagem, como livros e cadernos, através [por meio] de verbas públicas destinadas à educação, além de promover palestras que orientem o aprendizado 《vírgula》 por meio desses recursos, fornecendo educação mais eficiente, a fim de tornar a sociedade justa e igualitária.

Agente.
ação.
Meio.
Objetivo.
Finalidade.
Detalhamento.


Deixei em falta o objetivo porque aquela última frase: "a fim de tornar a sociedade justa e igualitária.", em meu ponto de vista, pareceu uma finalidade de forma geral e não exatamente um objetivo específico da sua ação inicial. Poderia dizer, como exemplo para ficar mais específico, que isso teria o objetivo de fortalecer o ensino básico e, dessa forma, permitir a inclusão dessas pessoas a oportunidades de trabalho e acesso a direitos básicos.

👀》Análise final:
—Desculpe qualquer coisa, deixo claro que essa correção é apenas meu ponto de vista sobre seu texto, a partir de conhecimentos básicos sobre redação. Portanto, eu recomendo que tente melhorar sua argumentação e análise do tema, já que escreve bem, mas acabou se desviando pelo caminho. Mesmo assim, seu texto no geral está muito bom!
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