Em primeira análise, evidencia-se a censura destinada à imprensa por parte de oposições ideológicas. Segundo o Art. 11 da Constituição Federal de 1988, qualquer pessoa detém o direito da liberdade de expressão, compreendendo a liberdade de receber ou transmitir informações e ideias, no entanto, isso não ocorre de maneira efetiva. Dessa forma, é perceptível que a censura é um método que fere as liberdades individuais e, principalmente, da imprensa, indo contra o conceito de democracia presente na Carta Magna.
Além disso, é importante destacar a massificação do pensamento social mediante aos conteúdos digitais empobrecidos devido à censura à imprensa. Segundo pensadores da Escola de Frankfurt, na Alemanha, tais como Adorno e Horkheimer, a indústria cultural é um sistema econômico e político que tem como finalidade produzir bens de cultura como mercadoria como uma estratégia de controle social. Para os pesquisadores, os receptores desses meios de comunicação seriam vítimas da padronização de suas opiniões. Desse modo, é perceptível como as mídias sociais, em destaque o meio jornalístico, são responsáveis pela formação do pensamento da população brasileira.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que visem romper com os riscos à liberdade de imprensa. Dessa maneira, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública - orgão responsável pela defesa da ordem política e das garantias constitucionais - penalise, por meio de processos judiciais, condutas que dificultem o livre exercício do jornalismo, a fim de garantir a livre atuação da imprensa nacional mediante aos seus direitos. Ademais, cabe ao Estado divulgar cartilhas virtuais sobre pleno exercício à liberdade jornalística, no cunho de divulgar, em âmbito nacional, a importância dessa profissão. Somente assim, a problemática nefasta que atingiu o país durante o governo de Vargas não seja uma realidade na contemporaneidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada