Sob essa perspectiva crítica, é relevante abordar que os julgamentos e condenações continuam pautados num modelo que já não parece atender adequadamente as exigências de uma sociedade. A prática de justiça com as próprias mãos que acontece de forma recorrente no Brasil se deve a indignação dos cidadãos brasileiros diante de crimes que são considerados “mal resolvidos” pelo poder judiciário. Dessa forma a violência no Brasil tem crescido cada vez mais.
Com efeito faz-se mister salientar que o fato da justiça brasileira ser bastante burocrática causa revolta na população. É relevante destacar que a consequência dessa condição trás a tona o ditado “violência gera violência” o que acaba causando um ciclo que pode acabar destruindo vida de pessoas inocentes e induzir o mal comportamento a jovens e crianças. Por conseguinte a sede de vingança faz com que cidadãos de bem queiram e façam justiça com as próprias mãos.
Para reduzir a aversão popular, é preciso que o governo contrate mais profissionais da área da justiça a fim de agilizar os processos abertos e reduzir a burocracia que ronda o sistema brasileiro. Além disso deve deixar claro para a sociedade como está o andamento dos processos com o objetivo das pessoas verem que a justiça está sendo feita.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.