Dessa forma o preconceito regional surge nas regiões que monopolizam a mídia, a economia e a cultura. Essas regiões costumam propagar o preconceito com relação aos diferentes sotaques, diferentes expressões e certos regionalismos de regiões mais pobres e com menos escolaridade e acesso a língua culta.
Do mesmo modo surge o preconceito regional com base no âmbito socioeconômico, ou seja, com base no poder aquisitivo. Esse preconceito é praticado por membros das classes mais favorecidas que discriminam as classes menos favorecidas. O preconceito surge em razão dos mais pobres se utilizarem da linguagem mais informa, em razão do escasso acesso à educação.
Portanto, a sociedade brasileira precisa buscar mudanças, precisa acabar com o preconceito linguístico. O governo, órgão responsável pela elaboração das leis e por projetos de inclusão social, deve se atentar aos problemas no país. Assim, deve trazer propostas inclusivas, como o mais fácil acesso à educação e cultura aos mais pobres. Esses projetos devem visar a diminuição dessas desigualdades e preconceitos. O Brasil precisa mudar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada