Avatar do usuário
Por laribezerra
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113300
Na frase do filósofo francês Michael Focault: "As instituições nada mais são que espaços de opressão controlados por equipes dirigentes com o objetivo de oprimir aqueles que vivem as margens da sociedade", é colocada em pauta uma crítica às autoridades e aos seus respectivos comportamentos. Diante disso, a perspectiva de Focault têm ligação com uma das mazelas sociais mais recorrentes no Brasil: o uso de drogas como um problema de saúde pública e a marginalização dos dependentes químicos. Logo, é preciso um olhar crítico sob o cenário preocupante de ineficiência governamental com uma parcela da população, a qual, sofre com os efeitos do impasse referido.
Em primeira instância, o uso de psicoativantes deve ser entendido como um obstáculo na saúde e também no contexto social, o qual requer prevenção e tratamento. Nesse sentido, o Hospital Universitário de Copenhaque afirma que os usuários de substâncias químicas são os grupos mais propícios a adquirir distúrbios mentais severos, como a esquizofrenia e a depressão, devido as resultâncias dos entorpecentes usados por eles. Dessa maneira, tais implicações transformam o modo de vida desses indivíduos , colocando-os em situações de violência urbana e no âmbito do tráfico de drogas, além de causar danos quase irreversíveis aos neurônios do cérebro. É inadmissível que essa conjuntura ainda seja de proporção severa, em razão da irresponsabilidade estatal e a ausência de programas de apoio com os panoramas citados.
Em segunda instância, o preconceito enraizado e o estereótipo de "marginais" destinados aos toxicômanos ainda é um fator, no qual, intensifica nas perdas de relacionamentos na vida pessoal e nas interações profissionais dessas pessoas. Destarte, o autor Marcelino Freire no livro "Contos Negreiros", conta a história de um personagem pendente ao uso de drogas e como a exclusão afetou em sua inserção na sociedade. Por esse ângulo, a realidade da figura ficcional mostra uma semelhança com a situação de muitos cidadãos com vício em psicoativos e a falta de eficiência no direito deles se reinserirem no corpo social e na reestruturação de vida. Infelizmente, é inaceitável que as autoridades locais não estejam aptas a lidar com esse quadro hordiendo e tratem de forma inexistente e excludente.
Portanto, é dever do Ministério da Saúde, órgão responsável pela administração do bem-estar no país, providenciar mais postos de saúde, com maior atenção à expansão da rede de assistência comunitária, através da maior destinação de verbas para esse setor, com o intuito de aumentar o índice de pacientes em reabilitação das drogas e uma melhora psicológica dos mesmos. Além disso, o Governo Federal necessita fazer a reinserção dos indivíduos, através de empregos e a escolarização, para que produzam um suporte social e cresçam as chances desses sujeitos de se reerguerem contra o vício, pois desse modo, serão reduzidas as taxas de dependência de narcóticos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por Tifane
0 Respostas 
90 Exibições
por Edusi1va
0 Respostas 
149 Exibições
por Tayverson
0 Respostas 
69 Exibições
por HansSchafer
0 Respostas 
21 Exibições
por Dihdih
2 Respostas 
243 Exibições
por Vitao96
0 Respostas 
282 Exibições
por luiviana
Polícia Militar
por juhods    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por juhods
O Papel da Polícia no Brasil do século XXI
por Kadoardo    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Kadoardo
0 Respostas 
73 Exibições
por aiqsono

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM