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Por rafaela2804
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#113056
O livro distópico "Laranja Mecânica " retrata tentativas desumanas e frustadas do governo em criar mecanismos de reeducação carcerária, utilizando a figura do preso como um maquinário. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o tratamento de milhares de indivíduos assolados pela falha reinserção dos ex-detentos é, amiudadamente, semelhante ao escrito na obra. Nesse viés, é crucial analizar as causas desse revés, dentre os quais se destacam a negligência governamental e a carecida estrutura prisional.

A princípio, é imperioso notar que a indeligência do estado potencializa essa barreira social. Esse contexto de inoperância das esferas exemplifica o ocorrido em 1992, Massacre do Carandiru, marcado pela invasão policial para conter uma rebelião entre facções, causando a morte de 111 presos na Casa de Detenção em São Paulo. Sob essa ótica, é evidenciado que o abandono prisional causa efeitos de risco à sociedade, logo, para uma completa refutação, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.

Outrossim, é igualmente preciso apontar a carência na estrutura prisional como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Prova disso recai sobre o livro "Presos que Menstruam" da jornalista Nana Queiroz, a não- ficção relata a pobreza de serviços, higiene e infraestrutura nos presídios. Diante de tal exposto, é fato que as condições do ambiente penitenciário sequela, a reincorporação do preso à engrenagem social. Assim, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar os empecilhos voltado a reinserção dos ex-detentos verde-amarelo. Dessarte, a fim da inclusão participativa pós-prisional, é preciso que o Governo Federal ofereça estrutura educacional carcerária, por intermeio de iniciativas privadas, com cursos profissionalizantes, práticas esportivas e trabalhos artísticos. Espera-se assim que o sofrimento retratado delimitem-se apenas ao plano distópico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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