Nessa ótica, é preciso debater de modo mais detalhado o comportamento social em face da temática evidenciada. Segundo Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro critico". Sob tal perspectiva, nota-se a falta de debate sobre a pauta o que afeta o progresso bourdieusiano e forma cidadãos sem interesse em resolver a problemática. Com isso, demonstra-se a necessidade para a intensificação da estigmatização dos desafios para a reinserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil.
Ademais, convém destacar as falhas estatais. Na teoria do Pacto Social, John Rawls, afirma que a Instituição Brasileira governamental é mantenedora do bem-estar coletivo e responsável pelo desenvolvimento do Estado hodierno. Entretanto, a situação da administração pública é ineficiente elucidando a falta de investimentos federais nas políticas públicas para a reinserção econômica população em situação de rua juntamente com a inoperância no que tange a diminuição dessa população. Além disso, a notoriedade da ofuscagem da pauta em ambientes políticos aumenta a exclusão de tais, dificultando a criação de políticas inclusivas e sociais, aponta IBGE.
Portanto, entende-se que os estigmas associados aos desafios para a reinserção socioeconômica das pessoas em situação de rua no Brasil é um obstáculo com raízes estruturais e governamentais. Sendo assim, necessário uma colaboração urgente do Governo Federal com as mídias influentes para a conscientização através de programas, palestras e ações públicas a fim da desestigmatização da negligência humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada