Em primeira mão, é necessário afirmar que o Brasil é um país pobre, no qual há pessoas que não possuem celulares ou outros meios de acessibilidade para essas tecnologias. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, parte da classe D e E não conseguiram demandar o auxílio emergencial, pois, todo o processo de requerimento era feito pela internet, ficando assim, sem dinheiro. Logo, é necessário que a tecnologia seja acessível para todos, para que assim, não haja os chamados “excluídos digitais”, que ficam a margem da sociedade pela escassez de acesso digital.
Contudo, outra adversidade que atravanca os avanços da economia digital é a falta de informação. Na sociedade brasileira, pessoas que têm acesso à tecnologia tiveram dificuldade em baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, e apresentaram também uma dificuldade no uso desse aplicativo, pois há uma escassez de informação que prejudica a população. Logo, se não houver uma disseminação da informação para com a tecnologia, não haverá evolução nos métodos econômicos digitais.
Destarte, fica evidente que avanço digital na sociedade brasileira é legítimo, porém é imprescindível que seja debatido para que haja garantia de acesso a todos. Nesse âmbito, é necessário que o Ministério da Economia junto aos bancos atuantes no Brasil criem métodos de acessibilidade e informação às novas tecnologias econômicas por meio do combate a desigualdade social e a disseminação de informação, que deverá ser feita por jornais e mídias televisivas visando toda população, a fim de se obter avanço na economia digital sem excluir os mais pobres. Desse modo, a sociedade brasileira poderá se sentir além de segura, apta para novas tecnologias que auxiliarão a economia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.