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#82206
Na obra "Utopia", o escritor Thomas More, retrata uma república fictícia regida pela razão, na qual a comunidade ideal padroniza-se pela inexistência de conflitos. Fora dessa ficção é visível na sociedade brasileira, o oposto do que o autor propõe, uma vez que os desafios para implantar educação financeira no brasil configuram barreiras as quais dificultam os planos de more. Essa realidade antagônica é fruto não apenas da negligência estatal, como também da ineficiência educacional.

Em primeira análise, é fundamental analisar a falta de comprometimento do governo em relação à educação financeira. Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase. Prova disso é a falta de políticas públicas voltadas para a inclusão da educação financeira no Brasil.

Ademais, deve-se ressaltar a ausência de medidas educacionais no Brasil. Na teoria "instituição zumbis", criação do sociólogo zigmunt bauman, retrata que as instituições, dentre elas escola, mantém sua forma a todo custo, mas não cumprem seu papel com eficácia . Nesse sentido, observa-se que a educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Seria racional afirmar que o mesmo possui um sistema eficiente, contudo a realidade é justamente o oposto que a população se encontra. haja vista que a escola ainda é falha com o ensino.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, imprescindível que o Estado, como órgão responsável pelo campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo, seja uma nação. Ofereça minicursos, com o objetivo de vistas a solidificação do conhecimento focado na educação financeira. Além disso, a escola deve instruir os cidadãos acerca da educação financeira, com o fito de formar cidadãos com ensino de qualidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#82218
"Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população." Está descontextualizado com o tema, procure usar um repertório ligado a educação.


Ademais, deve-se ressaltar a ausência de medidas educacionais no Brasil. Na teoria "instituição zumbis", criação do sociólogo zigmunt bauman, retrata que as instituições, dentre elas escola, mantém sua forma a todo custo, mas não cumprem seu papel com eficácia . Nesse sentido, observa-se que a educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Seria racional afirmar que o mesmo possui um sistema eficiente, contudo a realidade é justamente o oposto que a população se encontra. haja vista que a escola ainda é falha com o ensino.

Aqui em nenhum momento vc falou sobre educação financeira, observe que em TODOS os parágrafos vc precisa falar sobre isso.


Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, imprescindível que o Estado, como órgão responsável pelo campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo, seja uma nação. Ofereça minicursos, com o objetivo de vistas a solidificação do conhecimento focado na educação financeira. Além disso, a escola deve instruir os cidadãos acerca da educação financeira, com o fito de formar cidadãos com ensino de qualidade.


Vc deve deixar claro QUEM vai fazer a ação, O QUE irá ser feito, POR MEIO DE QUE , PARA QUE e o DETALHAMENTO

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Redação ENEM 2021

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