Em primeira análise, é fundamental analisar a falta de comprometimento do governo em relação à educação financeira. Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase. Prova disso é a falta de políticas públicas voltadas para a inclusão da educação financeira no Brasil.
Ademais, deve-se ressaltar a ausência de medidas educacionais no Brasil. Na teoria "instituição zumbis", criação do sociólogo zigmunt bauman, retrata que as instituições, dentre elas escola, mantém sua forma a todo custo, mas não cumprem seu papel com eficácia . Nesse sentido, observa-se que a educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Seria racional afirmar que o mesmo possui um sistema eficiente, contudo a realidade é justamente o oposto que a população se encontra. haja vista que a escola ainda é falha com o ensino.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, imprescindível que o Estado, como órgão responsável pelo campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo, seja uma nação. Ofereça minicursos, com o objetivo de vistas a solidificação do conhecimento focado na educação financeira. Além disso, a escola deve instruir os cidadãos acerca da educação financeira, com o fito de formar cidadãos com ensino de qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.