Em primeira análise, é importante salientar que a insuficiência legislativa nos casos de desvio de verbas públicas é uma das causas para a perpetuação desse quadro deletério. Assim, segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, institui os princípios da administração pública. Com isso, quando um funcionário desvia dinheiro, verba, bem móvel e falsifica documentação, para benefício próprio, ele está infringindo a Constituição Federal e os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade. Sendo assim, o apoio da população é imprescindível, para impulsionar as investigações desses crimes na sociedade.
Outrossim, é imperativo destacar que a falta de ética dos servidores, o individualismo e egoísmo tem enfraquecido as relações interpessoais. Ademais, vale ressaltar que a administração pública foi criada para servir a população e garantir o desenvolvimento e bem estar social. Todavia, as organizações criminosas ocasiona desvios de dinheiro que deveriam ser revertidos em melhorias na sociedade, a falta de verba acarreta em uma saúde precária e uma educação deficiente. Por conseguinte, é nítido que o beneficiamento dos criminosos, causa danos sociais irreparáveis.
Portanto, medidas governamentais devem ser reformulada para combater o avanço do problema no país. Dessarte, é necessário que o Ministério da Segurança em parceria com a Polícia Federal, crie canais de denúncia mais acessíveis para a população, além disso, as leis devem ser mais severas nesses casos. Em contrapartida, as grandes mídias e as escolas em parceria com o Ministério da educação devem debater sobre a ética nos serviços públicos. Assim, a população poderá ter seus direitos garantidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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