Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59099
Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, é de todos os indivíduos o direito ao abastecimento de água potável. No entanto, ao se observar o caráter excludente da escassez de água, é notório que essa impossibilidade não tem sido considerada no país. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a má distribuição desse recurso colabora com esse cenário. Segundo os Índices do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), ainda não conseguimos levar água potável para toda a população brasileira. Essa situação, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ‘contrato social’, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a água potável, o que infelizmente é evidente no país.

Além disso, a poluição é um promotor desse problema. De acordo com ONG SOS Mata Atlântica, a água é ruim ou péssima em 40% dos 96 rios, córregos e lagos avaliados em sete estados brasileiros. Diante de tal exposto, é inegável a falta de atuação das autoridades sobre uma questão séria na sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para combater o perigo da escassez de água no Brasil, urge que o Governo e Ministério da Educação promovam programas para acabar com esse problema, por meio de investimentos e palestras. Sendo assim, o Governo deverá proporcionar mais profissionais para a fiscalização do sistema de abastecimento de água, e o Ministério da Educação precisará garantir que todas as escolas e universidades tenham acesso a palestras para que os jovens entendam a importância desse recurso. Somente assim, tais medidas seriam eficientes para combater a escassez de água no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Na série " as telefonistas ", em […]

Ashiley Oii, você poderia corrigir minh[…]

É de conhecimento geral que, a tradi&ccedi[…]

.Promulgada em 2014 , a Lei 12.965/2014 tem o obje[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM