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A construção do caráter começa no berço. A personalidade é como um pedaço de argila, que com o tempo e aos poucos, vai sendo moldado por todos que passam pela vida daquele indivíduo. Tudo aquilo que se passa na infância de alguém deixa marcas, impressões que podem ser boas ou ruins, mas são as responsáveis por formar o adulto.
Como a superproteção dos pais, por exemplo, pode implicar na noção de limites da criança, que acredita que mesmo cometendo erros, seus pais irão defendê-lo a qualquer custo. O resultado disso é um adulto inconsequente, que age como quer e bem entende, sem limites ou escrúpulos. Observa-se então que este adulto e suas escolhas são resultado de suas experiências na infância.
Por outro lado, a cobrança excessiva dos pais e a total submissão dos filhos à seus progenitores, que abrem mão de seus sonhos e suas vontades em favor daquilo que seus pais desejam,com o argumento de que o proposto é o melhor para eles, geram um adulto arrependido por não ter vivido da forma que queria, obcecado pela perfeição e sem vontades próprias. Nesse caso, este é o produto da soma de traumas, e já não procura agradar aos outros, mas a si próprio.
Para que haja uma compreensão maior dos casos, se faz necessário observar o contexto histórico dos modelos de educação familiar. Uma pessoa que tem seu caráter moldado com paciência tem mais chance de ter uma vida saudável psicologicamente. Atentar-se aos exemplos demonstrados no lar, a conduta familiar e aos valores ensinados, mesmo que indiretamente, é fundamental. É importante lembrar também, que os filhos são diferentes dos pais , e seu caráter se desenvolverá, consequentemente, de forma diferente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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