Sob essa perspetiva, é importante analisar os problemas decorrentes da rigidez mental ocasionada pelo fanatismo. Pois, de acordo com uma publicação do "mundopsicologos", em 2018, o fanático ouve, mas não escuta; vê, mas não enxerga. De mesmo modo, a pessoa obcecada ao se fechar em um discurso, o taxa como uma verdade absoluta e trata de forma pejorativa ideologias que diferem a ele. Assim, sendo incapazes de pensar em mais de uma opinião, os indivíduos tornam-se facilmente escravos de suas próprias crenças.
Por conseguinte, a limitação potencial das faculdades reflexivas leva consequentemente a uma atrofia mórbida. Uma vez que, retarda a concepção da realidade e ocasiona em – muito dos casos –uma reação de comportamentos irracionais e agressivos àqueles que contrariam seu modo de pensar. Para mais, tendo o fanatismo, de acordo com o educador Fabrício Almeida, como uma das maiores ferramentas em entrave da inteligência, retrocede o indivíduo que recusa tanto questionar a si mesmo quanto aos outros a uma escassa bagagem de conhecimento e visão de mundo conduzindo-o a uma decadência do raciocínio.
Portanto, diante dos argumentos supracitados, para cortar esse mal pela raiz e impedir que ele se espalhe pelas diversas áreas da vida pessoal e social. Cabe ao governo em parceria com o ministério da educação instituir por meio de campanhas nas redes sociais e palestras lúdicas as virtudes da curiosidade e humor em aprender, induzindo a sociedade a se colocar sempre no lugar do outro e enxergar novas perspetivas, a fim de tonar o ser humano mais tolerante e dilatar seu conhecimento. Ademais, as campanhas devem discorrer sobre a relevância do diálogo e um compartilhamento mutúo de ideias visando a aprendizagem para, assim, evitar conflitos mais graves e por um fim a uma sociedade fanática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.