A priori, é essencial trazer à tona que o acesso à informação no país é desigual. Desde os primórdios coloniais a educação não é democrática. Na época, aqueles que pretendiam estudar o ensino superior tinham que ir para a Europa, pois as universidades ainda não existiam no Brasil. Atualmente, há faculdade no território nacional. Entretanto, o ensino de qualidade ainda é muito elitizado e seletivo. Como consequência dessa falta de universalização do conhecimento, gerou uma população ignorante em relação à ciência, os quais incompreensdem e desconfiam dos fatos dela.
Além da falta de acesso à informação, há uma onda crescente de descrença na ciência entre as figuras de poder em todo mundo. Isso se deve como consequência dos interesses ideológicos, econômicos e políticos dos governos. Um exemplo desse negativismo na esfera governamental, é o Donald Trump, que nega a existência do aquecimento global. No Brasil, paralelamente, essa posição não é distante. Assim, por serem sujeitos públicos, essas pessoas influenciam no comportamento de toda a população. Gerando, consequentemente, uma negação da ciência em massa.
Em suma, tal atitude é causada pela falta de conhecimento e interferência de externos. Para que se combata o negacionismo da ciência é necessário que as escolas dê uma educação de qualidade e que os profissionais dessa área divulguem os seus trabalhos mais democraticamente e didaticamente. A fim de que isso ocorra, cabe ao sistema educacional em valorizar aulas que desenvolvam o pensamento crítico e interpretação para a formação de indivíduos críticos e que compreendem os dados científicos. Ademais, as pesquisas podem ser postadas nas redes sociais com as explicações, sua importância e benefícios para toda a sociedade. Desse modo, todos os cidadãos entenderá a seriedade da ciência e passarão a valoriza-lá.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.