Por majuleao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37822
Durante o início do século XX ocorreu, no Brasil, a Revolta da Vacina, ocasionada pelas camadas populares devido à obrigatoriedade da vacina de varíola. A população não acreditava nos efeitos dessa e negavam a invasão de suas casas para tal ação. Hoje ainda há um grande número de pessoas que negam a ciência. Sendo assim, essa adversidade é um produto histórico.
A priori, é essencial trazer à tona que o acesso à informação no país é desigual. Desde os primórdios coloniais a educação não é democrática. Na época, aqueles que pretendiam estudar o ensino superior tinham que ir para a Europa, pois as universidades ainda não existiam no Brasil. Atualmente, há faculdade no território nacional. Entretanto, o ensino de qualidade ainda é muito elitizado e seletivo. Como consequência dessa falta de universalização do conhecimento, gerou uma população ignorante em relação à ciência, os quais incompreensdem e desconfiam dos fatos dela.
Além da falta de acesso à informação, há uma onda crescente de descrença na ciência entre as figuras de poder em todo mundo. Isso se deve como consequência dos interesses ideológicos, econômicos e políticos dos governos. Um exemplo desse negativismo na esfera governamental, é o Donald Trump, que nega a existência do aquecimento global. No Brasil, paralelamente, essa posição não é distante. Assim, por serem sujeitos públicos, essas pessoas influenciam no comportamento de toda a população. Gerando, consequentemente, uma negação da ciência em massa.
Em suma, tal atitude é causada pela falta de conhecimento e interferência de externos. Para que se combata o negacionismo da ciência é necessário que as escolas dê uma educação de qualidade e que os profissionais dessa área divulguem os seus trabalhos mais democraticamente e didaticamente. A fim de que isso ocorra, cabe ao sistema educacional em valorizar aulas que desenvolvam o pensamento crítico e interpretação para a formação de indivíduos críticos e que compreendem os dados científicos. Ademais, as pesquisas podem ser postadas nas redes sociais com as explicações, sua importância e benefícios para toda a sociedade. Desse modo, todos os cidadãos entenderá a seriedade da ciência e passarão a valoriza-lá.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Negacionismo científico
por Rayelli    - In: Outros temas
3 Respostas 
406 Exibições
por Rayelli
Negacionismo científico
por Estert    - In: Outros temas
0 Respostas 
32 Exibições
por Estert
O Papel da CiÊncia no Mundo ContemporÂneo
por Esgthrr    - In: Outros temas
0 Respostas 
248 Exibições
por Esgthrr
9 Respostas 
724 Exibições
por Lauany25
Visibilidade da mulher na ciência
por Rhainny    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Rhainny
Visibilidade da mulher na ciência
por Rhainny    - In: Outros temas
0 Respostas 
121 Exibições
por Rhainny
0 Respostas 
114 Exibições
por Milyz
0 Respostas 
329 Exibições
por Lurian07
fake news na ciência
por thalitaasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por thalitaasc
0 Respostas 
127 Exibições
por Gicamila15

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM