• Avatar do usuário
#63891
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento. Entretanto, a maior parte dos municípios brasileiros têm apresentado inúmeras ações do homem ao meio ambiente, porém, essas ações não só prejudicam a natureza, mas também atingem a saúde do próprio homem que faz causar esses obstáculos e afetam milhares de seres vivos que habitam em nossa terra.
Segundo a terceira lei de Isaac Newton, “A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.” desta forma, a ação representa o corpo e a reação a força, ou seja, a ação do homem a natureza por exemplo, como as queimadas que emitem gases poluentes e fumaças que fazem mal a saúde dos seres humano, porém, quando um homem provoca esta ação ele é atingido pela consequência da própria causa cometida, e isso dispõem a uma grande reação.
Um dos fatos que mais marcaram o ano de 2020, que teve um impacto enorme à nossa natureza foi as queimadas no Pantanal, segundo o Inpe, o bioma Pantanal já teve 12% de sua área destruída em 2020 com a ação do fogo, o que corresponde a uma área de 18,6 km². Atualmente, o governo do estado de Mato Grosso fortalece as ações para a preservação e o combate aos incêndios no território sul-mato-grossense. "O programa amplia as ações de proteção ao bioma. Entender o Pantanal e a sua dinâmica é fundamental para evitar situações críticas como as observadas no ano de 2020. E o estímulo à pesquisa científica para gerar conhecimento nos dá mais segurança para estabelecer os ajustes necessários nas políticas públicas", avaliou o secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, Ricardo Senna. Apesar desses fatores, todos nós temos o dever de preservar o meio ambiente, sem causar grandes ações negativas.
Isso dito, não resta dúvida de que o ser humano é o protagonista dos grandes impactos ambientais, com o fim de dar a origem o aumento da urbanização, a implementação de indústrias, a massificação do turismo, poluição da água, dentre outras consequências.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, bem como, evitar o desperdício de água, não provocar queimadas, reduzir o uso de automóveis, não jogar lixo no chão, economizar energia elétrica, entre outros impactos positivos. Faz se necessário preservarmos nossa natureza, todavia, é mais rico aquele que se contenta com pouco, pois satisfação é a riqueza da natureza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM