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Por geovanachiq
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#117693
Ao longo da história, as civilizações reconheceram a natureza como uma parte essencial da vida. Desde o princípio os seres humanos fazem parte da natureza, e por meio dela encontram equilíbrio, sustento e inspiração. No entanto, ao longo dos anos, este vínculo foi sendo distanciado, resultando em consequências ruins para o meio ambiente e para as pessoas.
Sob o mesmo ponto de vista do filme "Wall-e", ele mostra um lugar onde a humanidade esqueceu de sua relação com a natureza, transformando o planeta em um local inabitável. Certamente a natureza é um sistema complexo onde todos os elementos desempenham um papel fundamental para os seres vivos, desde o ar que respiram até a água que bebem.
Ademais, a natureza abriga uma imensa diversidade de espécies e recursos naturais essenciais para a vida. Quanto mais desconectados da natureza, menor é o valor dado a ela, muitas vezes deixando de lado a importância da preservação do meio ambiente, contribuindo para o desmatamento, poluição e até mesmo perda de habitat de alguns animais, como a arara-azul-pequena que teve seu habitat perdido sendo até mesma extinta no ano de 2000.
Dessa forma, percebe-se que restabelecer a relação com a natureza é uma tarefa urgente. É necessário que as instituições de ensino e o governo invistam em educação ambiental, desenvolvendo habilidades e conhecimento na população, inserindo práticas sustentáveis em toda a comunidade. Assim todos serão responsáveis por restaurarem a relação perdida com a natureza, a preservando e garantindo um planeta bom para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#117694
Bom texto, @geovanachiq! Há poucos desvios (C1), repertório produtivo (C2), boa articulação (C4) e proposta de intervenção completa (C5). No entanto, o projeto de texto e argumentação (C3) precisam ser trabalhados. Procure deixar mais claro qual é o argumento central de cada parágrafo de desenvolvimento, principalmente no D1. Além disso, é necessário desdobrar as informações, como você fez - um pouco - no D2. Apesar de o D2 ter sido mais desenvolvido que o D1, ambos são insatisfatórios nesse critério. Sugiro que você dê uma olhada no Manual de Correção da C3: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Bons estudos! ;)
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