Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver o
problema. Nesse sentido, resolver a falta da Literatura como prioridade na formação infantil. Segundo as ideias da filósofa Simone de Beauvoir a qual diz "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." A afirmação, pode ser, facilmente aplicada a ausência da literatura na formação infantil nas escolas, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade.
Ademais, é fundamental apontar a falta de uma infraestrutura completa como impulsionador dos
desafios da inserção da Literatura como prioridade no Brasil. Segundo dados estatísticos, apenas 4,5% dos colégios públicos brasileiros contam com uma infraestrutura completa. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é fundamental que o Governo, por intermédio da Secretaria da Educação, priorize qualidade da literatura na formação infantil. Para que ninguém seja excluído de seus direitos a educação de qualidade, afim, de oferecer uma educação de qualidade a toda população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada