Primeiramente, é importante salienta que para à existência da sétima arte é necessário investimento e infraestrutura. A carta magna tem no seu artigo 215: a garantia ao acesso à cultura e as fontes de cultura nacional. Assim sendo, é notável à falta de cumprimento desse deve. Regiões Nordestinas, Norte e Centro Oeste, são locais onde esse direito sempre fora negado a sociedade ali presente. Portanto, é um total descaso com a população brasileira filmes como: Ojuara; O auto da compadecida e vento seco, que retratam à dura realidade desses territórios, porém quem consome na verdade são as populações do sul e sudeste do país.
Ademais, é válido ressalta que a marginalização social é o principal fato para à falta de democratização ao acesso do cinema. Com isso, as dificuldades para atingir esses objetivos ficam cada vez mais claros, sendo esses, territoriais e econômicos, poucos tem capacidade financeira para pagar um ingresso. Além disso à maioria dos cinemas estão nas capitais. Os órgãos como a Ancine responsável pelos filmes nacionais ou o STF protetor da constituição, nada fazem para mudar tal realidade, como Salvador Allende ex-presidente do chile propôs: “não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos”.
Em síntese, fica claro a necessidade de garantir o direito ao cinema. Por isso, o Ministério Público, deve entra com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, afim de promover a defesa do patrimônio material e imaterial, para que através da lei acima citada seja criada um grande programa junto com a Ancine. Essa ação será realizada com o intuito de distribuir o cinema pelo país afora. Desta maneira, reduzindo a inoperância estatal, a marginalização social e democratizando o acesso ao cinema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.