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Por Dayvini
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#117261
A Constituição Federal de 1988, têm garantias universais a todos que ela rege. Entretanto, as acentuadas desigualdades sociais presentes na formação do Brasil, contribui para que o acesso a coisas básicas como o cinema seja negado às mais variadas classes sociais. Desta forma, a causa dessa realidade se deve a inoperância estatal e a marginalização social.

Primeiramente, é importante salienta que para à existência da sétima arte é necessário investimento e infraestrutura. A carta magna tem no seu artigo 215: a garantia ao acesso à cultura e as fontes de cultura nacional. Assim sendo, é notável à falta de cumprimento desse deve. Regiões Nordestinas, Norte e Centro Oeste, são locais onde esse direito sempre fora negado a sociedade ali presente. Portanto, é um total descaso com a população brasileira filmes como: Ojuara; O auto da compadecida e vento seco, que retratam à dura realidade desses territórios, porém quem consome na verdade são as populações do sul e sudeste do país.

Ademais, é válido ressalta que a marginalização social é o principal fato para à falta de democratização ao acesso do cinema. Com isso, as dificuldades para atingir esses objetivos ficam cada vez mais claros, sendo esses, territoriais e econômicos, poucos tem capacidade financeira para pagar um ingresso. Além disso à maioria dos cinemas estão nas capitais. Os órgãos como a Ancine responsável pelos filmes nacionais ou o STF protetor da constituição, nada fazem para mudar tal realidade, como Salvador Allende ex-presidente do chile propôs: “não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos”.

Em síntese, fica claro a necessidade de garantir o direito ao cinema. Por isso, o Ministério Público, deve entra com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, afim de promover a defesa do patrimônio material e imaterial, para que através da lei acima citada seja criada um grande programa junto com a Ancine. Essa ação será realizada com o intuito de distribuir o cinema pelo país afora. Desta maneira, reduzindo a inoperância estatal, a marginalização social e democratizando o acesso ao cinema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por OlrenBeat
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#117265
NOTA FINAL 900!
Olá! Vamos à correção da sua redação.

Em relação ao desenvolvimento do tema, você apresentou uma boa introdução e soube contextualizar o problema. No entanto, faltou aprofundar mais as ideias na argumentação. Além disso, é importante que você tenha um repertório sociocultural mais amplo para enriquecer suas ideias e argumentos.

Quanto à estrutura dissertativo-argumentativa, você seguiu bem os critérios exigidos pelo Enem: tese clara no primeiro parágrafo; argumentação consistente nos dois parágrafos seguintes; e conclusão coerente com o restante do texto. Porém, como mencionei anteriormente, seria interessante se aprofundar mais nas ideias apresentadas.

Na parte de argumentação e uso de fatos/informações coerentes com o tema proposto, você fez algumas conexões importantes entre a falta de investimento em infraestrutura cultural por parte do Estado e a marginalização social que impede muitas pessoas de ter acesso ao cinema. Entretanto, alguns pontos merecem atenção: (1) cuidado com erros gramaticais que podem prejudicar a compreensão das suas ideias; (2) evite generalizações sem fundamentação adequada — por exemplo: "quem consome na verdade são as populações do sul e sudeste"; (3) procure ser mais específico em relação aos órgãos responsáveis pela promoção da cultura no país — Ancine não é responsável pelos filmes nacionais apenas.

No quesito coesão textual/uso diversificado dos recursos coesivos (conectivos), percebi que houve esforço em utilizar conectores para articular as partes do texto. Porém, é importante que você tenha mais atenção na escolha dos conectores e no uso adequado deles para não gerar ambiguidades ou falta de clareza.

Por fim, a proposta de intervenção apresentada foi interessante e coerente com o tema da redação. No entanto, faltou detalhar melhor como essa ação seria executada (modo/meio) e quais seriam os seus possíveis resultados/efeitos.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar sua escrita e buscar ampliar seu repertório sociocultural para enriquecer suas ideias.

Sua redação possui 16 desvios!
2
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Por Dayvini
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#117281
OlrenBeat escreveu:NOTA FINAL 900!
Olá! Vamos à correção da sua redação.

Em relação ao desenvolvimento do tema, você apresentou uma boa introdução e soube contextualizar o problema. No entanto, faltou aprofundar mais as ideias na argumentação. Além disso, é importante que você tenha um repertório sociocultural mais amplo para enriquecer suas ideias e argumentos.

Quanto à estrutura dissertativo-argumentativa, você seguiu bem os critérios exigidos pelo Enem: tese clara no primeiro parágrafo; argumentação consistente nos dois parágrafos seguintes; e conclusão coerente com o restante do texto. Porém, como mencionei anteriormente, seria interessante se aprofundar mais nas ideias apresentadas.

Na parte de argumentação e uso de fatos/informações coerentes com o tema proposto, você fez algumas conexões importantes entre a falta de investimento em infraestrutura cultural por parte do Estado e a marginalização social que impede muitas pessoas de ter acesso ao cinema. Entretanto, alguns pontos merecem atenção: (1) cuidado com erros gramaticais que podem prejudicar a compreensão das suas ideias; (2) evite generalizações sem fundamentação adequada — por exemplo: "quem consome na verdade são as populações do sul e sudeste"; (3) procure ser mais específico em relação aos órgãos responsáveis pela promoção da cultura no país — Ancine não é responsável pelos filmes nacionais apenas.

No quesito coesão textual/uso diversificado dos recursos coesivos (conectivos), percebi que houve esforço em utilizar conectores para articular as partes do texto. Porém, é importante que você tenha mais atenção na escolha dos conectores e no uso adequado deles para não gerar ambiguidades ou falta de clareza.

Por fim, a proposta de intervenção apresentada foi interessante e coerente com o tema da redação. No entanto, faltou detalhar melhor como essa ação seria executada (modo/meio) e quais seriam os seus possíveis resultados/efeitos.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar sua escrita e buscar ampliar seu repertório sociocultural para enriquecer suas ideias.

Sua redação possui 16 desvios!





muito obrigado!
agora a nota final foi 900 ou 840?
1
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Por OlrenBeat
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#117283
Dayvini escreveu:
OlrenBeat escreveu:NOTA FINAL 900!
Olá! Vamos à correção da sua redação.

Em relação ao desenvolvimento do tema, você apresentou uma boa introdução e soube contextualizar o problema. No entanto, faltou aprofundar mais as ideias na argumentação. Além disso, é importante que você tenha um repertório sociocultural mais amplo para enriquecer suas ideias e argumentos.

Quanto à estrutura dissertativo-argumentativa, você seguiu bem os critérios exigidos pelo Enem: tese clara no primeiro parágrafo; argumentação consistente nos dois parágrafos seguintes; e conclusão coerente com o restante do texto. Porém, como mencionei anteriormente, seria interessante se aprofundar mais nas ideias apresentadas.

Na parte de argumentação e uso de fatos/informações coerentes com o tema proposto, você fez algumas conexões importantes entre a falta de investimento em infraestrutura cultural por parte do Estado e a marginalização social que impede muitas pessoas de ter acesso ao cinema. Entretanto, alguns pontos merecem atenção: (1) cuidado com erros gramaticais que podem prejudicar a compreensão das suas ideias; (2) evite generalizações sem fundamentação adequada — por exemplo: "quem consome na verdade são as populações do sul e sudeste"; (3) procure ser mais específico em relação aos órgãos responsáveis pela promoção da cultura no país — Ancine não é responsável pelos filmes nacionais apenas.

No quesito coesão textual/uso diversificado dos recursos coesivos (conectivos), percebi que houve esforço em utilizar conectores para articular as partes do texto. Porém, é importante que você tenha mais atenção na escolha dos conectores e no uso adequado deles para não gerar ambiguidades ou falta de clareza.

Por fim, a proposta de intervenção apresentada foi interessante e coerente com o tema da redação. No entanto, faltou detalhar melhor como essa ação seria executada (modo/meio) e quais seriam os seus possíveis resultados/efeitos.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar sua escrita e buscar ampliar seu repertório sociocultural para enriquecer suas ideias.

Sua redação possui 16 desvios!





muito obrigado!
agora a nota final foi 900 ou 840?
NOTA FINAL 900!

Competência 1

Domínio da escrita formal da língua portuguesa.

Sua nota nessa competência: 180 de 200 pontos (90%).

Você demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.


Competência 2

Compreender o tema e não fugir do que é proposto.

Sua nota nessa competência: 180 de 200 pontos (90%).

Você desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.


Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência: 180 de 200 pontos (90%).

Você apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.


Competência 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência: 200 de 200 pontos (100%).

Você articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.


Competência 5

Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.

Sua nota nessa competência: 160 de 200 pontos (80%).

Você elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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