A exclusão se manifesta quando não existe estrutura adequada para cadeirantes, deficientes visuais, autistas e também quando o aluno que não se encaixa nos padrões estabelecidos é tratado diferente dos demais ou ridicularizado, seja por profissionais da escola ou pelos próprios alunos.
A exclusão se manifesta tanto na estrutura física da escola que não possui acessibilidade para todos quanto no despreparo dos funcionários para lidar com as individualidades de cada aluno. Tendo em vista que a exclusão não atrapalha somente a aprendizagem do aluno, mas também seu psicológico, esse é um assunto que merece mais destaque e discussão.
Uma forma de aumentar a inclusão, é o diálogo e a conscientização dos próprios estudantes sobre o respeito as diferenças e principalmente a cobrança aos órgãos governamentais por medidas que atendam às necessidades de todos, como escolas preparadas fisicamente para receber alunos com deficiência e investimento em treinamentos para capacitar os profissionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada