Por TVD
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Fredrichsen, personagem do filme "Up - altas aventuras", é um senhor decidido a isolar-se na montanha após passar anos de solidão sem a esposa. Paralelamente, no Brasil, com a ascensão da pandemia houve um crescimento imediato do isolamento social, no entanto, esse distanciamento evidenciou a vulnerabilidade da saúde mental dos idosos.
A princípio, é importante ressaltar o aumento de doenças psicológicas entre os idosos, devido a solidão ocasionada pelo isolamento social. Segundo Bauman, a relação humana está cada vez mais fragilizada, ou seja, na pós-modernidade em que vivemos a interação digital se sobrepõe a interação social. Nessa perspectiva, a ausência do convívio social afetou diretamente a saúde mental dos idosos durante a pandemia como, por exemplo, o aumento de depressão entre os mais velhos. Logo, percebe-se que esse distanciamento social provoca efeitos negativos a saúde dos anciãos.
Ademais, convém lembrar também o abandono afetivo que a terceira idade sofreu durante a pandemia, visto que muitas famílias isolaram seus anciãos. De acordo com o Estatuto do Idoso, é dever da família assegurar ao idoso a convivência familiar e comunitária, isto é, garantir uma relação interpessoal para manter a saúde mental dos mais velhos. Porém, durante a pandemia a falta de convivência social elevou a taxa de ansiedade e transtornos mentais entre os idosos. Dessa forma, percebe-se que o abandono afetivo é prejudicial aos idosos.
Em síntese, nota-se que o isolamento social durante a pandemia provoca efeitos negativos na saúde mental dos idosos no Brasil. Para tanto, cabe ao poder público incentivar a comunidade a integrar socialmente o idoso, mediante a ajuda da família e de tecnologias, a fim de promover o convívio social para beneficiar a saúde do ancião, visto que a tecnologia proporcionará a aproximação afetiva durante o isolamento social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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