• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66569
Os sumérios, povo da antiga Mesopotâmia tinham uma economia denominado "Talassocracia" (império dos mares), ou seja, suas relações comercias eram feitas pelo mar. Hodiernamente, no Brasil também nota-se a necessidade de se usar o mar como fonte de renda, principalmente no que diz respeito a importância do mar para o desenvolvimento econômico, como por exemplo nas relações internacionais. No entanto, alguns fatores como a publicação atrapalham a preservação desse recurso.
Sob esse viés, vale ressaltar que o mar é uma importante fonte de renda para a economia nacional. Durante o período de colonização do Brasil, os oceanos pertencentes ao território brasileiro foram utilizados como locais de rotas comerciais com outros países, o que deu origem aos grandes portos, como o de Salvador. Posto isso, é notório a necessidade do mar para o desenvolvimento econômico, seja pela exploração de recursos naturais como o Pré-Sal, ou para fins relacionados a atividades internacionais e internos. Contudo, embora esse recurso natural seja fundamental para a nação, ainda existem problemas que dificultam a sua preservação.
Ademais, a poluição atua como promotor de impasses que impedem esse desenvolvimento. Segundo o navegador espanhol Cristovão Colombo, o mar dará a cada um uma nova esperança. Contudo, na realidade esse pensamento não se faz presente, visto que a poluição presente na "Amazônia Azul" atrasa o avanço econômico, pois grande parte do PIB nacional provem da matéria prima presente nos oceanos, como é o caso da pesca e a extração de petróleo, bem como prejudica o ecossistema marinho. Dessa forma, cabe ao governo discutir ações para conter esse problema.
Portanto, verifica-se a necessidade de ações para promover a preservação do mar. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente adotar medidas de sustentabilidade, como fiscalização de empresas petrolíferas e de atividades industriais, a fim de conter o descarte de lixo e derramamento de petróleo no ambiente aquático. Além disso, é dever do Estado promover campanhas de proteção, no intuito de mobilizar a sociedade a respeito das atividades nocivas aos mares. Dessa forma, tais ações possibilitam a proteção desse meio e ajuda no avanço do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#66589
Eu estou fazendo essa redação . È a segunda redação que leio que colocam o aspecto histórico, eu vou colocar.
Eu moro também na Paraíba, no litoral, quando você escreve " dever do Estado promover", o Estado é a União, os Estaduais ou Marinha? Aqui ondo eu moro é uma briga com a Marinha e os comerciantes à beira mar pois a costa e o mar pertence a eles.
Eu li a outra redação sua , você escreve bem melhor do que eu , eu estou aprendendo muito com esse fórum.
#66595
PedroAlex escreveu:Eu estou fazendo essa redação . È a segunda redação que leio que colocam o aspecto histórico, eu vou colocar.
Eu moro também na Paraíba, no litoral, quando você escreve " dever do Estado promover", o Estado é a União, os Estaduais ou Marinha? Aqui ondo eu moro é uma briga com a Marinha e os comerciantes à beira mar pois a costa e o mar pertence a eles.
Eu li a outra redação sua , você escreve bem melhor do que eu , eu estou aprendendo muito com esse fórum.
Você pode colocar apenas o Estado para englobar todas as instituições, ou especificar uma. Eu ainda estou pensando em trocar essa parte por um órgão mais específico
#66631
Mateusof escreveu:
PedroAlex escreveu: Você pode colocar apenas o Estado para englobar todas as instituições, ou especificar uma. Eu ainda estou pensando em trocar essa parte por um órgão mais específico
Quando derrubaram os bares de Jacaré , foi uma operação do exercito . E quando derrubaram os barres onde moro , a decisão foi Tribunal Regional Federal (TRF) deu ganho a União (Marinha) mas a operação foi realizada pela Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Exército, Ibama, Sudema, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar , vou usar um desses órgãos.

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM