Sob esse viés, vale ressaltar que o mar é uma importante fonte de renda para a economia nacional. Durante o período de colonização do Brasil, os oceanos pertencentes ao território brasileiro foram utilizados como locais de rotas comerciais com outros países, o que deu origem aos grandes portos, como o de Salvador. Posto isso, é notório a necessidade do mar para o desenvolvimento econômico, seja pela exploração de recursos naturais como o Pré-Sal, ou para fins relacionados a atividades internacionais e internos. Contudo, embora esse recurso natural seja fundamental para a nação, ainda existem problemas que dificultam a sua preservação.
Ademais, a poluição atua como promotor de impasses que impedem esse desenvolvimento. Segundo o navegador espanhol Cristovão Colombo, o mar dará a cada um uma nova esperança. Contudo, na realidade esse pensamento não se faz presente, visto que a poluição presente na "Amazônia Azul" atrasa o avanço econômico, pois grande parte do PIB nacional provem da matéria prima presente nos oceanos, como é o caso da pesca e a extração de petróleo, bem como prejudica o ecossistema marinho. Dessa forma, cabe ao governo discutir ações para conter esse problema.
Portanto, verifica-se a necessidade de ações para promover a preservação do mar. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente adotar medidas de sustentabilidade, como fiscalização de empresas petrolíferas e de atividades industriais, a fim de conter o descarte de lixo e derramamento de petróleo no ambiente aquático. Além disso, é dever do Estado promover campanhas de proteção, no intuito de mobilizar a sociedade a respeito das atividades nocivas aos mares. Dessa forma, tais ações possibilitam a proteção desse meio e ajuda no avanço do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.