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#57689
A série nacional "Coisa mais linda", produzida pela Netflix, retrata a luta pela independência de quatro mulheres cariocas em uma sociedade patriarcal de 1959, onde a protagonista Malu decide abrir um clube de música e falsifica a assinatura de seu marido, o qual a abandonou, pois as mulheres casadas eram incapazes perante o Código Civil de tal época. Atualmente, a mulher conquistou mais espaço na sociedade, porém ainda existe a desigualdade de gênero no século XXI, que precisa ser resolvida urgentemente.
Ademais, em razão da cultura do machismo instalado na sociedade, há o alto índice de feminicídio, que são caracterizados por crimes contra mulheres devido ao seu gênero biológico causados pela objetificação sexual. Segundo o artigo 113 da Constituição Federal, "todos são iguais perante a lei”, porém tal norma não se encontra completamente concretizada. Como consequência, surge o movimento feminista, com o objetivo de alcançar a igualdade de gênero.
Como Simone de Beauvoir afirmou, apenas o trabalho poderá diminuir a distância imposta pela sociedade que separa a mulher do homem, e consequentemente, atingir sua independência. Porém, no Brasil, de acordo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma grande desigualdade salarial entre os gêneros: as mulheres ganham aproximadamente 20,5% a menos que os homens. Esse é outro problema que precisa ser resolvido urgentemente, para que, na sociedade contemporânea, a mulher tenha direitos iguais aos dos homens, e consequentemente, haja a igualdade de gênero.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O MEC deve estimular discussões sobre a igualdade de gênero por meio de palestras anuais a fim de diminuir opiniões discriminadoras dos alunos, uma vez que assim a sociedade dê mais espaço às mulheres. Além disso, o Senado deve tornar obrigatório que as instituições e empresas tenham igualdade salarial por meio da criação de uma lei a fim de diminuir a desigualdade de gênero existente no nosso país, uma vez que se as empresas que não a seguissem, seriam multadas. Com tais implementações, a mulher terá os mesmos direitos que os homens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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