Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#42131
No filme "Enola Holmes", disponibilizado pela Netflix, há uma discussão sobre o espaço ocupado pelas mulheres na Era Vitoriana, principalmente pela cultura patriarcal que colocava a mulher como cuidadora do lar. Fora da ficção, percebe-se que, no Brasil, apesar das conquistas das mulheres ao longo do tempo, a sociedade ainda lida com a desigualdade de gênero. Dessa forma, em razão do legado histórico e da falta de debate, emerge um problema que precisa ser revertido.

Em primeiro plano, é preciso salientar que o legado histórico é uma causa latente do problema. Nesse sentido, é possível retornar ao filme e notar que o grupo feminino sempre sofreu uma discriminação constante por parte da sociedade, cuja função era ser cuidadora do lar e ser submissa a seu marido. Com isso, surge um panorama desafiador que persiste intrínseco à realidade brasileira. O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, defende o direto pleno de qualquer cidadão. No entanto, tal direito não tem sido assegurado.

Em segundo plano, outra dificuldade é a falta de debate. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como o da exclusão feminina nos meios sociais seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. Porém, percebe-se uma lacuna referente a essa questão, que ainda é muito silenciada e discriminada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar essa situação. Portanto, é preciso intervir nessa situação complexa. Para isso, o Ministério da Educação em parceria com os pais eduquem as crianças por meio de projetos e atividades lúdicas sobre a igualdade de gênero nos meios de trabalho e na questão do respeito ao próximo, com a finalidade de que mais pessoas compreendam essa questão. Outrossim, as mídias poderão usar sua influência na valorização do empoderamento feminino e na questão da justiça de igualdade dos gêneros. Apartir dessas ações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A lei da constituição Federal de Jan[…]

Educação a distância.

Atualmente, num mundo com um cenário totalm[…]

O Movimento Parnasiano possuía como caracte[…]

O filósofo francês Sartre defende que[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM