Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#56552
No filme "Contágio" do diretor Steve Soderbergh, é retratado o drama de uma família em um mundo assolado pela pandemia de uma doença viral misteriosa. Ao longo da trama, a narrativa revela as dificuldades encontradas pelos governos mundiais para o desenvolvimento de uma vacina, com o agravante das ações de grupos radicais que negam os efeitos de quaisquer soluções nesse sentido. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada àquela do Brasil atual: o processo de vacinação do povo brasileiro encontra obstáculos na pequena articulação entre as unidades de saúde locais e na desinformação veiculada pelo movimento negacionista através das mais variadas mídias existentes.
Em primeiro lugar, é importante destacar a diminuta interação, em nível de distritos municipais, entre as instituições médicas brasileiras contemporâneas. Desde 1889, ano da proclamação da república no Brasil, vários setores da sociedade vêm passando por transformações nas áreas administrativa e logística que se assemelham às características republicanas modernas: a descentralização de serviços e o aumento das autonomias das partes. Consequentemente, na saúde, enquanto o espalhamento das unidades de atendimento melhora a qualidade do setor, o isolamento administrativo desses lugares causa prejuízos na gestão de possíveis excedentes ou escassez de vacinas. Isso é notável na pandemia da covid-19, presente nos dias de hoje. Assim, é patente que a insuficiente articulação dentro dos sistemas de hospitais, clínicas e postos é um fator de desgaste para a imunização do povo tupiniquim.
Além disso, há a utilização das mídias pelo "movimento anti-vacina" para a transmissão de notícias errôneas a respeito da vacinação. Segundo o filósofo e escritor Karl Marx, uma ideologia é um conjunto de conhecimentos criados por uma classe dominante com o intuito de submeter um povo oprimido a uma alienação da realidade. Paralelamente, sabe-se que as ideias "anti-vacina" surgiram em meados do seculo XX, quando a indústria farmacêutica, por causa da revolução na medicina feita pelas descobertas em imunologia, financiou a propagação mundial de informações falsas para a população sobre a ineficácia da imunização ativa, criando em parte das pessoas o estigma do negacionismo. Logo, pode-se notar o perigo da noticiação de "fake news" por grupos radicais, através das redes de comunicações, para vacinar os brasileiros.
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para conter os desafios da baixa interação entre as unidades de saúde locais e da desinformação veiculada por extremistas através das mídias, urge que as várias prefeituras implementem, por meio de suas secretarias de saúde e de educação, sistemas burocráticos que integrem as diversas instituições médicas da cidade e campanhas publicitárias que conscientizem o povo sobre a importância das vacinas para uma vida saudável. Também, faz-se necessário que haja a participação de estudantes e professores no processo de esclarecimento comunitário. Sendo assim, será possível, como no final do filme, que um pai possa ver de perto sua filha dançar com o namorado, sem pegar nenhuma doença.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Em pleno século XXI transtornos mentais &ea[…]

Boa tarde, vou colocar aqui os pontos q eu acho q[…]

Ficaria muito feliz se pudessem corrigir a minha r[…]

jherodrigues Olá, pode corrigir minha re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM