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#43239
Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais(ABRELPE) mostram que a situação que o Brasil está passando não é positiva. Embora tenha uma legislação, o problema do descarte adequado de resíduos sólidos urbanos continua presente, visto que há um grande silenciamento. Dessa forma, em razão da base educacional lacunar e de questões socioculturais, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que a base educacional lacunar é uma causa latente do problema. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao descarte adequado dos resíduos sólidos, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é as questões socioculturais. Segundo Foucalt, na sociedade pós moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se novamente uma lacuna em torno dos debates acerca do descarte adequado dos resíduos, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução ainda mais dificultada.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para todas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período de contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e gestores ambientais. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do descarte adequado dos resíduos sólidos e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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