Por danyllo
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Parafraseando o estudioso Néstor Canclini, a democratização quanto ao acesso, consiste na distribuição e popularização da “alta cultura”, trazendo a igualdade no alcance de seus valores. No entanto, é evidente que na prática, essa distribuição igualitária não ocorre efetivamente. Com a superlotação presente em zonas urbanas, as minorias sociais foram estorvadas quanto a acessibilidade de ferramentas como o cinema, não só pelo difícil alcance, mas também pelo alto custo. Outrossim, a desvalorização cultural dessa arte, ofusca todo o seu poder representativo e de ligação ao conhecimento.
A priori, vale salientar que o acesso a qualquer ferramenta, sempre se torna um problema quando falamos de minorias sociais. É certo que a arte e sua produção em nosso país, sofreu um processo de apresentação e evolução muito lento. Enquanto boa parte do mundo estava atentado aos diversos meios de expressões artísticas e debatendo sobre seus conceitos, estávamos presenciando um conflito interno, principalmente com a censura de pensamentos liberais, advindo do regime militar – presente no Brasil durante 21 anos. Por consequente, o acesso de toda essa cultura artística, incluindo o cinema, foi sendo omitido. Primeiramente, apenas parte privilegiada da população conseguia o acesso a esses veículos. Apenas com o passar dos anos os números foram aumentando, porém ainda hoje, estamos longe de uma democratização consistente, uma vez que muitas regiões dentro do país ainda não possuem um bom meio de distribuição cinematográfica, e quando possuem, os custos tornam-se absurdos.
Ademais, há ainda a falta de reconhecimento do cinema como uma ferramenta importante dentro da cultura. Uma vez que pode ser propagado através dele a luta por uma causa e a influência da inclusão social em vários tópicos e temas diferentes. A exemplo disso temos o filme “Pantera Negra” lançado em 2018 pela “Marvel Studios”, em que apresentou o primeiro herói negro a protagonizar um longa-metragem. Desse modo, a valorização dessa arte no país, tanto na produção quanto na reprodução de obras, pode representar e enriquecer a cultura local.
Destarte, instituições públicas e privadas deveriam investir na acessibilidade ao cinema, por meio da criação de salas em locais de pouco acesso, trazendo um baixo custo benefício e uma estrutura de apoio a qualquer indivíduo com suas respectivas necessidades, a fim de buscar uma valorização cultural a arte e ao conhecimento em nosso país. Apenas assim, o conceito de democratização por meio da distribuição de valores da “alta cultura”, poderá ser alcançado com sucesso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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