• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#78216
Na pandemia do Covid-19, a telemedicina permitiu o monitoramento dos infectados "online", reduzindo os riscos de propagação do vírus. No entanto, apesar da telemedicina facilitar a vida das pessoas e ser muito útil para medicina, a ausência de internet nas casas dos brasileiros e a possível complicação no que tange ao diagnóstico de doenças são problemas relacionados a essa nova ferramenta. Dessa forma, mitigá-los é essencial para garantir o pleno acesso dela e o bem-estar da população.

Mormente, vale pontuar que a falta de internet impede o acesso à telemedicina por muitos civis.  Isso ocorre porque a telemedicina só é possível graças a ela e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 13,6 milhões de pessoas não a possuem em suas residências. Como consequência, até mesmo, ao precisarem de serviços mais simples - que poderiam ser feitos online -, como uma análise de laudos clínicos, esses indivíduos precisam se deslocar até os hospitais, o que corrobora o aumento das filas de espera neles, que, por sua vez, favorece a disseminação de moléstias contagiosas, por exemplo, a supracitada Covid-19. Logo, garantir que os cidadãos tenham internet em suas residências é fundamental para o bem-estar deles.

Ademais, faz-se relevante mencionar que a telemedicina pode ser prejudicial à saúde das pessoas. Esse fato se dá, haja vista que ela não permite o contato direto entre médicos e pacientes. Com efeito, seu uso pode dificultar a descoberta de patologias que requerem exames laboratoriais e/ou de imagens, por exemplo, a leucemia - câncer que afeta os glóbulos brancos do tecido sanguíneo. Diante do exposto, fica evidente que o uso da telemedicina é limitado.

Destarte, a fim de diminuir os entraves relacionados à telemedicina no Brasil, urge que o Poder Legislativo - responsável por criar leis e sugerir políticas públicas que beneficiem a população - garanta o acesso à internet a todos, mediante a proposição de um programa, que custeie a internet dos brasileiros de baixa renda. Outrossim, devido às limitacões da telemedicina, o Ministério da Saúde ( MS ) deve explicitar, no site do Governo Federal e nas redes sociais, quais serviços podem ser prestados com o auxílio da telemedicina, sem comprometer o bem-estar das pessoas. Com essas medidas, a telemedicina será proveitosa não só para o controle do novo coronavírus, mas também para outros serviços previstos pelo MS.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#78222
Oi, Gi. A sua evolução é notória e eu fico muito feliz em perceber isso. Olha, encontrei pouquíssimos desvios gramaticais (no caso, dois), mas nada suficientemente propício para uma redução na C1. O único problema está na argumentação, sobretudo no D2. Os seus argumentos, nesse desenvolvimento, na minha opinião, estão muito superficiais e pouco explicativos. Releia esse parágrafo e tente perceber o porquê do desconto, aposto que irá entender. Fora isso, cuidado com as repetições de núcleos temáticos. Você usou a palavra "telemedicina" muitas vezes, inclusive no mesmo mesmo parágrafo. Fique atenta a isso, ok?

Por fim, parabéns pelo 960 e bons estudos! :D
#78299
@eurodrigo, 😄😀!
Muito obrigada por mais essa correção! Eu não sei nenhum sinônimo de telemedicina, mas deveria ter pesquisado.
Não fiz essa redação com muito entusiasmo, pois já estou exausta. Vou reler.
Muito obrigada! Strong hug!
#78302
Os erros eu já vi kkkkk. Mas o desenvolvimento 2 está superficial por quê? Porque deveria ter dito que os pacientes ficam sem saber de determinada doença e isso é ruim!? Claro com outras palavras, mas só um exemplo...

Como a arte pode ser inclusiva no Brasil? Ao menc[…]

Francis29 bibipadilha P300 VanessaSousa d[…]

O assédio no Brasil

Alicerdg12 desculpa, mas onde está os seu[…]

O programa "pequenas empresas e grandes negoc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM