• Avatar do usuário
#76310
A artista, Frida Kahlo, em seus autorretratos, demonstrou a necessidade, ao pintar o próprio rosto durante toda a sua vida, de se debater constantemente determinada matéria, sendo indispensável revê-la por várias perspectivas. No entanto, o cuidado da pintora mexicana não representa a postura social diante do culto a aparência no mundo contemporâneo, já que é justamente a falta de reflexão acerca dessa vicissitude que a consolida como problemática, não só no Brasil, mas no mundo. Assim torna-se incontestável que esse panorama tem como origem o crescimento das características narcisistas na sociedade.

Em primeiro lugar, faz-se necessário analisar que essa circunstância deve-se às pessoas estarem cada vez mais preocupadas com a aparência, torna-se claro como a mídia manipuladora, aliada à visão do mercado, vem influenciando o povo a gastar boas quantias para garantir o tão sonhado corpo ideal, seja por meio de exercícios, cirurgias, dietas, ou seja por pílulas de emagrecimento. Essa ação, enfatiza a existência do padrão de beleza, forçando toda uma população a crer que necessitam entrar nesses “padrões”.

Outrossim, vale ressaltar que essa situação pode acarretar diversos problemas de saúde. Dentre essas enfermidades, podem surgir distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa, devido a perturbação persistente na alimentação ou em comportamentos relacionados com a mesma. Estes resultam em prejuízo significativo à saúde física e à função psicossocial. A “corpolatria” é outra consequência dessa ação, e a mais comum, fazendo a pessoa não se contentar com a própria imagem. Dessa forma, para que ocorra a quebra de um único conceito de beleza socialmente aceito e preestabelecido, é necessário a promoção do respeito às diferenças que existem entre os indivíduos na sociedade.

Diante desse cenário, a mudança dessa situação inicia-se pela mídia, juntamente com uma alteração no modo de pensar da sociedade, justamente pelos meios de comunicação sociais alcançarem um número muito grande de pessoas, tendo grande influência nos cidadãos. Entretanto, nada mudará se não ocorrer a diminuição das propagandas que sugerem a existência de corpo e aparência perfeitos, que pode ser feita por meio de uma mudança na padronização de pessoas consideradas famosas na rede, e na seleção de indivíduos para alguma profissão levando em conta a sua estrutura física, como modelagem. Dessa forma, para que tenhamos uma sociedade físico e mentalmente sadia, é fundamental que ocorra a quebra de um único conceito de beleza socialmente aceito e preestabelecido, a promoção do respeito às diferenças que existem entre os indivíduos na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM