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#20510
Do ponto de vista histórico, sabe-se que na Baixa Idade Média ocorreu o surto da 'Peste Negra' marcada por um período de instabilidade que resultou na morte de um terço da população europeia. De maneira análoga, partindo para a atualidade, nota-se que o coronavírus apresenta uma relação em sua classificação como uma 'pandemia' segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse modo, cabe analisar as consequências dessa doença no âmbito Tupiniquim respectivamente: na área da saúde e econômica além destacar a importância da política de prevenção.
Primordialmente é notório que o Brasil, em comparação a outros países enfrenta dificuldades financeiras mais agravadas, isso é notado durante essa pandemia. Nesse sentido, segundo BBC News Brasil, as poucas realizações de testes de Covid-19, demonstram a instabilidade econômica que o pais já possui e ainda enfrenta a concorrência internacional para a compra dos insumos. Além disso, o país foi registrado com a oitava maior taxa de morte, consequência essa da reação atrasada por parte do Governo por não terem conscientizado de maneira adequada sobre a doença. Por isso, é necessário que a população aja em comunidade para ajudar aos mais fragilizados.
Outrossim, a economia do país também enfrentará uma crise devido a essa pandemia. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima-se que o PIB brasileiro irá cair 5,3% neste ano. Isso demonstra que o Mercado de trabalho também será abalado por conta da ausência de trabalhadores em certas áreas de produção com o fim de evitar a disseminação. No cenário atual o Brasil já enfrenta dificuldades para a compra de medicamentos, gastos esses que propiciarão retomadas futuras. Tendo assim uma não estabilização econômica.
Portanto, assim como na Lei da Inércia os prejuízos do coronavírus só serão amenizados com a movimentação do Estado contra esse vírus. Logo, é mister que o Estado aliado ao Ministério da saúde proporcione por meio de verbas medicamentos para a prevenção da doença, além de oferecer kits básicos para parte da população necessitada, tal como investir em campanhas publicitárias nas redes sociais que advirtam sobre o perigo da proliferação do vírus, sugerindo que o interlocutor se previna de maneira eficaz. E ainda, a população através de atos solidários podem ajudar parte das pessoas do grupo de risco, diminuindo assim o risco de contaminação do coronavírus e suas consequências.
:(
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#21625
Sim, claro! ;)
Da próxima vez, só tome cuidado para me marcar direitinho, de modo que meu nome fique azul: @Felipe082. Se você não tivesse dado sorte, eu poderia ter perdido sua redação.
Bom, mas, no final das contas, o que importa é que deu certo. Vou corrigir assim que possível.
#22372
Correção da sua redação
Usuário(a): @Sar21

Introdução - Gramática e coesão:
Do ponto de vista histórico, sabe-se que, na Baixa Idade Média, ocorreu o surto da 'Peste Negra', marcada marcado (concordando com "surto") por um período de instabilidade que resultou na morte de um terço da população europeia. De maneira análoga ("do ponto de vista histórico" e "de maneira análoga" têm uma estrutura parecida, então acho que assim ficaria melhor) Analogamente, partindo para a atualidade, nota-se que, na atualidade, o coronavírus apresenta uma relação (faltou um complemento a essa palavra; relação com o quê?) em sua classificação como uma 'pandemia' segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse modo, cabe analisar as consequências dessa doença no âmbito Tupiniquim tupiniquim, respectivamente:, na área da saúde e econômica na da economia (cuidado com o paralelismo sintático), além destacar a importância da política de prevenção.

Legenda:
correção ou sugestão
desnecessário ou redundante
erro
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
observação
repetição

Introdução - Contagem:
Do ponto de vista histórico, sabe-se que, [1] na Baixa Idade Média, [2] ocorreu o surto da 'Peste Negra' [3], [4] marcada marcado [5] por um período de instabilidade que resultou na morte de um terço da população europeia. De maneira análoga Analogamente, partindo para a atualidade, nota-se que, na atualidade, o coronavírus apresenta uma relação [6] em sua classificação como uma 'pandemia' segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse modo, cabe analisar as consequências dessa doença no âmbito Tupiniquim tupiniquim [7], [8] respectivamente:, [9] na área da saúde e econômica na da economia [10], [11] além destacar a importância da política de prevenção.

Legenda:
[x]: desvios de estrutura sintática
[y]: desvios de gramática e de convenções de escrita
[z]: inadequações coesivas

Introdução - Estrutura e argumentação:
Do ponto de vista histórico, sabe-se que na Baixa Idade Média ocorreu o surto da 'Peste Negra' marcada por um período de instabilidade que resultou na morte de um terço da população europeia. De maneira análoga, partindo para a atualidade, nota-se que o coronavírus apresenta uma relação em sua classificação como uma 'pandemia' segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (1). Desse modo, cabe analisar as consequências dessa doença no âmbito Tupiniquim respectivamente: na área da saúde e econômica além destacar a importância da política de prevenção.

Legenda:
conteúdo confuso
desnecessário
erro
mandou bem
(w): observação

Observações:
(1) Estabeleça melhor essa relação. O repertório não foi produtivo.

Comentários gerais: boa introdução, sem problemas significativos.

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#22393
Correção da sua redação
Usuário(a): @Sar21

Desenvolvimento - Gramática e coesão:
Primordialmente (não recomendo esse conectivo, pois ele pode dar uma ideia de prioridade em relação ao outro argumento), é notório que o Brasil, em comparação a outros países, enfrenta dificuldades financeiras mais agravadas graves, isso o que é notado durante essa pandemia. Nesse sentido, segundo a BBC News Brasil, as poucas realizações a pouca realização de testes de Covid-19, demonstram a instabilidade econômica que o pais país já possui e ainda enfrenta a concorrência internacional para a compra dos insumos (falta de coesão). Além disso, o país foi registrado com foi registrada no país a oitava maior taxa de morte (ficou faltando um complemento) do mundo, consequência essa da reação atrasada por parte do Governo governo por não terem conscientizado (conscientizado quem? Verbo sem complemento!), que não conscientizou a população de maneira adequada sobre a doença. Por isso, é necessário que a população ela aja em comunidade para ajudar aos mais fragilizados.
Outrossim, a economia do país também enfrentará uma crise devido a essa pandemia. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro irá cair 5,3% neste ano. Isso demonstra que o Mercado mercado de trabalho também será abalado por conta (coloquialidade) causa da ausência de trabalhadores em certas áreas de produção com o fim de evitar a disseminação. No cenário atual, o Brasil já enfrenta dificuldades para a compra de medicamentos, gastos esses que propiciarão retomadas futuras. Tendo assim (não fragmente a frase assim; nunca utilize o gerúndio para dar continuidade a uma ideia incompleta da frase anterior) uma não estabilização desestabilização econômica.

Legenda:
correção ou sugestão
desnecessário ou redundante
erro
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
observação
repetição

Desenvolvimento - Contagem:
Primordialmente[/i], [12] é notório que o Brasil, em comparação a outros países, [13] enfrenta dificuldades financeiras mais agravadas graves, isso o que [14] é notado durante essa pandemia. Nesse sentido, segundo a [15] BBC News Brasil, as poucas realizações a pouca realização [16] de testes de Covid-19, [17] demonstram a instabilidade econômica que o pais país [desconsiderado] já possui e ainda enfrenta a concorrência internacional para a compra dos insumos. Além disso, o país foi registrado com foi registrada no país [18] a oitava maior taxa de morte do mundo, consequência essa da reação atrasada por parte do Governo governo [19] por não terem conscientizado, que não conscientizou a população [20, 21] de maneira adequada sobre a doença. Por isso, é necessário que a população ela aja em comunidade para ajudar aos [22] mais fragilizados.
Outrossim, a economia do país também enfrentará uma crise devido a essa pandemia. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), [23] estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro irá cair 5,3% neste ano. Isso demonstra que o Mercado mercado [24] de trabalho também será abalado por conta causa da ausência de trabalhadores em certas áreas de produção com o fim de evitar a disseminação. No cenário atual, [25] o Brasil já enfrenta dificuldades para a compra de medicamentos, gastos esses que propiciarão retomadas futuras. Tendo assim [1] uma não estabilização desestabilização [26] econômica.

Legenda:
[x]: desvios de estrutura sintática
[y]: desvios de gramática e de convenções de escrita
[z]: inadequações coesivas

Desenvolvimento - Estrutura e argumentação:
Primordialmente é notório que o Brasil, em comparação a outros países enfrenta dificuldades financeiras mais agravadas (1), isso é notado durante essa pandemia. Nesse sentido, segundo BBC News Brasil, as poucas realizações de testes de Covid-19, demonstram a instabilidade econômica que o pais já possui e ainda enfrenta a concorrência internacional para a compra dos insumos. Além disso, o país foi registrado com a oitava maior taxa de morte (2), consequência essa da reação atrasada por parte do Governo por não terem conscientizado de maneira adequada sobre a doença (3). Por isso, é necessário que a população aja em comunidade para ajudar aos mais fragilizados.
Outrossim, a economia do país também enfrentará uma crise devido a essa pandemia (4). De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima-se que o PIB brasileiro irá cair 5,3% neste ano. Isso demonstra que o Mercado de trabalho também será abalado por conta da ausência de trabalhadores em certas áreas de produção com o fim de evitar a disseminação (5). No cenário atual o Brasil já enfrenta dificuldades para a compra de medicamentos, gastos esses que propiciarão retomadas futuras (6). Tendo assim uma não estabilização econômica.
(7)

Legenda:
conteúdo confuso
desnecessário
erro
mandou bem
(w): observação

Observações:
(1) O que te levou à conclusão de que a do Brasil é mais grave do que a de outros países. Com seu repertório da BBC, você mostrou que a situação está difícil aqui, entretanto não estabeleceu uma comparação com outros países.
(2) Dados?
(3) Explique melhor essa afirmação.
(4) Ué, mas o que você abordou no parágrafo anterior também é uma crise decorrente do cornoavírus.
(5) Concordo, porém a premissa não conduz a essa inferência.
(6) Sua ideia não ficou clara.
(7) Duas ressalvas maiores em relação ao seu desenvolvimento: primeiro, a exposição ficou em excesso em relação à argumentação; segundo, seus parágrafos não tem um argumento central bem definido, o que compromete a organização.

Comentários gerais: desenvolvimento insuficiente, sobretudo por ser demasiadamente expositivo.

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Os usuários que contribuírem terão direito a uma correção minha com um prazo de até três dias em vez de uma semana.
#22399
Correção da sua redação
Usuário(a): @Sar21

Conclusão - Gramática e coesão:
Portanto, assim como na Lei da Inércia, os prejuízos do coronavírus só serão amenizados com a movimentação do Estado (eu substituiria por "poder público", para não ficar repetitivo) contra esse vírus ele. Logo (evite utilizar dois conectivos conclusivos um em seguida do outro), é mister que o Estado, aliado ao Ministério da saúde Saúde, proporcione, por meio de verbas, medicamentos para a prevenção da doença, além de oferecer kits básicos para parte da população necessitada, tal como. Ademais, esses órgãos devem investir em campanhas publicitárias nas redes sociais que advirtam sobre o perigo da proliferação do vírus (da forma que você escreveu, há dois sentidos possíveis: de que as campanhas publicitárias em redes sociais serão feitas para advertir sobre isso ou de que as campanhas publicitárias serão feitas em redes sociais que já advirtam sobre isso; entendi que você se referia ao primeiro, mas há uma ambiguidade), sugerindo (aquela ambiguidade criou outra aqui, dá para interpretar que os órgãos vão sugerir ou que as redes sociais já sugerem) que o interlocutor público-alvo se previna previna-se de maneira eficaz. E (não fragmente a frase assim), ainda, a população, através (substitutos melhores de "através": "por meio", "por intermédio", "mediante" e "a partir") de atos solidários, podem (o núcleo do sujeito é "população", no singular) ajudar parte das pessoas do grupo de risco, diminuindo assim o risco de contaminação do por coronavírus e suas consequências.

Legenda:
correção ou sugestão
desnecessário ou redundante
erro
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
observação
repetição

Conclusão - Contagem:
Portanto, assim como na Lei da Inércia, [27] os prejuízos do coronavírus só serão amenizados com a movimentação do Estado contra esse vírus. Logo, é mister que o Estado, [28] aliado ao Ministério da saúde Saúde, [29, 30] proporcione, [31] por meio de verbas, [32] medicamentos para a prevenção da doença, além de oferecer kits básicos para parte da população necessitada, tal como. Ademais, esses órgãos devem investir em campanhas publicitárias nas redes sociais que advirtam sobre o perigo da proliferação do vírus, sugerindo que o interlocutor público-alvo [33] se previna previna-se [34] de maneira eficaz. E [2], [35] ainda, a população, [36] através de atos solidários, [37] podem [38] ajudar parte das pessoas do grupo de risco, diminuindo assim o risco de contaminação do por [39] coronavírus e suas consequências.

Legenda:
[x]: desvios de estrutura sintática
[y]: desvios de gramática e de convenções de escrita
[z]: inadequações coesivas

Conclusão - Estrutura, argumentação e proposta de intervenção:
Portanto, assim como na Lei da Inércia (1) os prejuízos do coronavírus só serão amenizados com a movimentação do Estado contra esse vírus (2). Logo, é mister que o Estado aliado ao Ministério da saúde proporcione por meio de verbas medicamentos para a prevenção da doença, além de oferecer kits básicos para parte da população necessitada, tal como investir em campanhas publicitárias nas redes sociais que advirtam sobre o perigo da proliferação do vírus, sugerindo que o interlocutor se previna de maneira eficaz (3). E ainda, a população através de atos solidários podem ajudar parte das pessoas do grupo de risco (4), diminuindo assim o risco de contaminação do coronavírus e suas consequências (5). (6)

Legenda:
conteúdo confuso
desnecessário
erro
mandou bem
(w): observação

Observações:
(1) De preferência, diga que foi Newton que a elaborou.
(2) Relacione melhor o repertório à afirmação. Além disso, não introduza novas informações no parágrafo de conclusão.
(3) Não vejo, de forma clara, nem finalidade nem detalhamento. Em vez de colocar várias medidas incompletas - três mais a que vem a seguir - procure especificar uma ao máximo.
(4) Você não mencionou grupos de risco antes. Falha no projeto de texto.
(5) Essa até tem finalidade (o detalhamento faltou de novo), mas ficou muito vaga. Que atos solidários seriam esses?
(6) Dê um fechamento ao texto, de preferência retomando um repertório.

Comentários gerais: conclusão mediana, com propostas incompletas.

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#22406
Correção da sua redação
Usuário(a): @Sar21

Legenda:
:mrgreen:: muito bom
:D: bom
:): mediano
:(: insuficiente
:oops:: precário

Competência 1 ( :) )
...
  • Convenções de escrita: acentuação, ortografia, hífen, maiúsculas/minúsculas e separação silábica ( :D )
  • Gramática: regência, concordância, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes* e crase ( :) )
  • Escolha de registro: ausência de informalidades/marcas de oralidade ( :D )
  • Escolha de vocabular: ausência de escolhas lexicais imprecisas ( :) )
  • Estrutura sintática: construções sintáticas e fluidez textual ( :D )
*O ENEM não penaliza a utilização incorreta de pronomes demonstrativos.
...
:arrow: Justificativa da nota final: há alguns desvios - principalmente de gramática - em quantidade relativamente grande.


Competência 2 ( :( )
...
  • Adequação ao tema: apresentação do tema na introdução e abordagem de todos os elementos ao longo de todo o texto ( :D )
  • Adequação à tipologia dissertativo-argumentativa: impessoalidade, predominância do caráter argumentativo sobre o expositivo e presença de uma introdução, de um desenvolvimento e de uma conclusão ( :( )
  • Ausência de partes embrionárias: desenvolvimento suficiente de todas as partes do texto ( :mrgreen: )
  • Repertório sociocultural: utilização de outra área do conhecimento de forma pertinente ao tema, legitimada e produtiva, com retomada em algum momento do texto ( :) )
  • Tese: presença de um resumo do ponto de vista do autor sobre o tema, com posicionamento consistente ( :) )

...
:arrow: Justificativa da nota final: infelizmente, seu texto ficou demasiadamente expositivo.


Competência 3 ( :( )
...
  • Argumentação: capacidade do autor de selecionar, relacionar, organizar e interpretar argumentos ( :( )
Selecionar: escolher argumentos conectados com o tema e com a tese ( :( )
Relacionar: encadear os argumentos de forma lógica, com progressão temática ( :( )
Organizar: dispor os argumentos visando ao cumprimento do projeto de texto ( :( )
Interpretar: estabelecer conexão entre o argumento e o tema e a tese ( :( )
...
  • Autoria: presença de um projeto de texto estratégico ( :) )
  • Coerência externa e interna: adequação das informações aos fatos e às ideias contidas no texto ( :D )
...
:arrow: Justificativa da nota final: aumente a argumentação, diminua a exposição.


Competência 4 ( :D )
...
  • Ausência de ambiguidades: construções sintáticas com sentido claro e único ( :) )
  • Ausência de repetições: repertório diversificado de recursos coesivos de retomada ( :) )
  • Uso de recursos coesivos interparagrafais: coesão entre parágrafos ( :D )
  • Uso de recursos coesivos intraparagrafais: coesão entre orações e períodos ( :D )
...
:arrow: Justificativa da nota final: boa articulação, com poucas inadequações.


Competência 5 ( :) )
...
  • Adequação ao tema: conexão da proposta com o tema ( :mrgreen: )
  • Clareza: o quão compreensível é a proposta ( :D )
  • Coerência externa e interna: adequação das informações aos fatos e às ideias contidas no texto ( :D )
  • Eficiência: o quão eficaz para resolver o problema a proposta seria após sua implementação ( :) )
  • Especificidade: o quão específica é a proposta ( :) )
  • Presença dos cinco elementos: ação, agente, meio ou modo, finalidade e detalhamento ( :) / :D )
  • Viabilidade: o quão possível seria implementar a proposta ( :D )
...
:arrow: Justificativa da nota final: faltaram a finalidade e o detalhamento às três primeiras propostas; à última, apenas o detalhamento, contudo ela poderia ser mais específica.

:idea: Comentários gerais: redação razoável, cujo principal problema foi o exagero na exposição.

:!: Continue praticando que, aos poucos, você melhora!

Qualquer dúvida, questionamento ou pedido de ajuda, estou à disposição! ;)

...
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#22407
Materiais de apoio sugeridos para você...

Competência 1
Paralelismo sintático (opcional): paralelismo-sintatico-c1-t15138.html
Regência nominal (opcional): regencia-nominal-c1-t15057.html
Regência verbal (opcional): regencia-verbal-c1-t15058.html
Vírgula e outros sinais de pontuação: virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html

Competência 2
Gênero dissertativo-argumentativo: genero-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competência 3
Coerência (opcional): coerencia-c3-t15126.html
Lógica da argumentação (opcional): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto (opcional): projeto-de-texto-c3-t15094.html

Competência 4
Ambiguidade: ambiguidade-c4-t15140.html

Competência 5
Proposta de intervenção (opcional): proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Bons estudos! ;)
#22424
Que bom que você gostou! Fiz a maior parte das mudanças com base no material dos corretores do ENEM :D
Ah, duas observações:
1. Embora eu tenha mantido na grade, descobri que a retomada de repertório não é obrigatória, então o estudante pode tirar 200 sem fazer isso. De qualquer forma, acho legal continuar cobrando, ainda que sem desconto de nota;
2. As explicações de "Selecionar" e "Interpretar" ficaram um pouco parecidas, mas tem uma diferença importante: a seleção é só a escolha de argumentos conectados ao tema e à tese, independentemente de como eles são explorados; a interpretação é justamente estabelecer essas conexões em vez de simplesmente "jogá-los", entendeu?

Boa tarde, vou colocar aqui os pontos q eu acho q[…]

Ficaria muito feliz se pudessem corrigir a minha r[…]

jherodrigues Olá, pode corrigir minha re[…]

"O homem é aquilo que a educaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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