Primordialmente é notório que o Brasil, em comparação a outros países enfrenta dificuldades financeiras mais agravadas, isso é notado durante essa pandemia. Nesse sentido, segundo BBC News Brasil, as poucas realizações de testes de Covid-19, demonstram a instabilidade econômica que o pais já possui e ainda enfrenta a concorrência internacional para a compra dos insumos. Além disso, o país foi registrado com a oitava maior taxa de morte, consequência essa da reação atrasada por parte do Governo por não terem conscientizado de maneira adequada sobre a doença. Por isso, é necessário que a população aja em comunidade para ajudar aos mais fragilizados.
Outrossim, a economia do país também enfrentará uma crise devido a essa pandemia. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima-se que o PIB brasileiro irá cair 5,3% neste ano. Isso demonstra que o Mercado de trabalho também será abalado por conta da ausência de trabalhadores em certas áreas de produção com o fim de evitar a disseminação. No cenário atual o Brasil já enfrenta dificuldades para a compra de medicamentos, gastos esses que propiciarão retomadas futuras. Tendo assim uma não estabilização econômica.
Portanto, assim como na Lei da Inércia os prejuízos do coronavírus só serão amenizados com a movimentação do Estado contra esse vírus. Logo, é mister que o Estado aliado ao Ministério da saúde proporcione por meio de verbas medicamentos para a prevenção da doença, além de oferecer kits básicos para parte da população necessitada, tal como investir em campanhas publicitárias nas redes sociais que advirtam sobre o perigo da proliferação do vírus, sugerindo que o interlocutor se previna de maneira eficaz. E ainda, a população através de atos solidários podem ajudar parte das pessoas do grupo de risco, diminuindo assim o risco de contaminação do coronavírus e suas consequências.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.