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#67543
Na obra literária “O Guarani” o personagem Peri é um indígena muito admirado por Antonio de Mariz,um fidalgo português, porém Antônio deseja que seu amigo se torne católico e adote hábitos europeus. Isso ocorre também na realidade brasileira pois,a cultura indígena está se extinguindo devido ao preconceito e a falta de políticas públicas para preservá-la.

Em primeiro plano,vale ressaltar que os indígenas foram os primeiros habitantes do país e que atualmente segundo o IBGE,existem 869,9 mil pessoas desta etnia em todo território nacional e boa parte delas sofre em consequência do racismo, violência,descaso e desapropriação de terras.

Ademais, há grande carência de conhecimentos sobre a cultura desses povos na sociedade,um exemplo são as línguas indígenas,de acordo com a UNESCO,190 delas tendem a desaparecer.Isso é uma grande ameaça,tendo em vista que a língua e a escrita são essenciais para a transmissão e perduração de uma cultura.

Orlando Villas boas afirmou :“Nós que deveríamos ser integrados a cultura do índio, não o contrário”
.Nesse contexto, é mister que o MEC acrescente no ensino das escolas de ensino fundamental e médio,uma disciplina eletiva voltada a saberes indígenas a fim de que os estudantes tenham acesso a esses elementos culturais .É necessário que o Governo Federal melhore a qualidade de vida do índio, garantindo acesso a saúde, educação e a proteção de suas terras. Deste modo,a realidade retratada no livro será extinguida da nação e os indígenas não mais passarão pela mesma situação que Peri.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#68637
Ei Thalita, tudo bem?
Vou corrigir sua redação em breve, ok?
Se eu não conseguir realizar hoje, até amanhã eu retorno aqui.

Abraços! :D
@thalitaadna.
#68683
Ei, @thalitaadna! Espero que esteja bem.

Na obra literária “O Guarani” o personagem Peri é um indígena muito admirado por Antonio de Mariz, um fidalgo português, porém Antônio deseja que seu amigo se torne católico e adote hábitos europeus (contextualização). (1) Isso ocorre também na realidade brasileira pois,(2) a cultura indígena está se extinguindo devido ao preconceito e a falta de políticas públicas para preservá-la(tese). (encaminhamento ?) (3).

(1) Iniciar com conectivo. Como você fez uma analogia, poderia ter escrito "De maneira análoga ao Brasil..." mas, existem milhares diferentes, para se utilizar no inicio dos períodos.
(2) Retire a vírgula e acrescente anterior à palavra. Conjunções, quando dotadas de valor explicativo, deve ser sempre precedido de vírgula.
(3) Boa introdução. Faltou o encaminhamento, para finalização do parágrafo.

Em primeiro plano, vale ressaltar que os indígenas foram os primeiros habitantes do país e que atualmente segundo o IBGE, existem 869,9 mil pessoas desta etnia em todo território nacional e boa parte delas sofre em consequência do racismo, violência, descaso e desapropriação de terras. (4) (5)

(4) A estrutura do desenvolvimento deve ser:
APRESENTAÇÃO DA IDEIA >>> ENCAMINHAMENTO DA ARGUMENTAÇÃO >>> FECHAMENTO/FRASE DE EFEITO
Na apresentação você retoma a problemática 1. Exemplo:
"Em primeiro plano, vale ressaltar o preconceito quanto à cultura indígena como um grande agravante do revés."

No encaminhamento da argumentação, você cita seu repertorio e faz sua exposição do ponto de vista. Exemplo:
"Nesse sentido, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem 869,9 mil pessoas de origem indígena (<<<< REPERTORIO), contudo, mesmo com essa predominância, (ARGUMENTAÇÃO SOBRE O PRECONCEITO)."

No fechamento, você faz sua indignação com uma frase de efeito. Exemplo:
"Desse modo, medidas são necessárias para combater a tentativa de exclusão desse povo".

>>>>>> Juntando tudo, fica assim:
Em primeiro plano, vale ressaltar o preconceito quanto à cultura indígena como um grande agravante do revés. Nesse sentido, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem 869,9 mil pessoas de origem indígena (<<<< REPERTÓRIO), contudo, mesmo com essa predominância, (ARGUMENTAÇÃO SOBRE O PRECONCEITO). Desse modo, medidas são necessárias para combater a tentativa de exclusão desse povo.

(5) Seu desenvolvimento está incompleto. Trabalhe sua argumentação e estruturação.

Ademais, há grande carência de conhecimentos sobre a cultura desses povos na sociedade, um exemplo são as línguas indígenas, de acordo com a UNESCO,190 delas tendem a desaparecer. Isso é uma grande ameaça, tendo em vista que a língua e a escrita são essenciais para a transmissão e perduração de uma cultura. (6)

(6) Mesma questão do parágrafo anterior! :D

Orlando Villas boas afirmou :“Nós que deveríamos ser integrados a cultura do índio, não o contrário” (7). Nesse contexto, é mister que o MEC acrescente no ensino das escolas de ensino fundamental e médio, uma disciplina eletiva voltada a saberes indígenas a fim de que os estudantes tenham acesso a esses elementos culturais. (8) É necessário que o Governo Federal melhore a qualidade de vida do índio, garantindo acesso a saúde, educação e a proteção de suas terras. Deste modo, a realidade retratada no livro será extinguida da nação e os indígenas não mais passarão pela mesma situação que Peri. (9)

agente // ação // modo-meio // finalidade // detalhamento

(7) Não é cabível inserir novos repertórios na conclusão.
(8) Iniciar com conectivo. Recomendo: Além disso/Ademais...
(9) Conclusão incompleta. Não identifiquei modo e nem detalhamento :(

Espero, de coração, que te ajude em algo!
Se você precisar, me mande uma mensagem ou me mencione. Estou à disposição!
Aguardo o seu próximo texto.

Abraço e bons estudos. :D
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