Em primeiro plano,vale ressaltar que os indígenas foram os primeiros habitantes do país e que atualmente segundo o IBGE,existem 869,9 mil pessoas desta etnia em todo território nacional e boa parte delas sofre em consequência do racismo, violência,descaso e desapropriação de terras.
Ademais, há grande carência de conhecimentos sobre a cultura desses povos na sociedade,um exemplo são as línguas indígenas,de acordo com a UNESCO,190 delas tendem a desaparecer.Isso é uma grande ameaça,tendo em vista que a língua e a escrita são essenciais para a transmissão e perduração de uma cultura.
Orlando Villas boas afirmou :“Nós que deveríamos ser integrados a cultura do índio, não o contrário”
.Nesse contexto, é mister que o MEC acrescente no ensino das escolas de ensino fundamental e médio,uma disciplina eletiva voltada a saberes indígenas a fim de que os estudantes tenham acesso a esses elementos culturais .É necessário que o Governo Federal melhore a qualidade de vida do índio, garantindo acesso a saúde, educação e a proteção de suas terras. Deste modo,a realidade retratada no livro será extinguida da nação e os indígenas não mais passarão pela mesma situação que Peri.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.