Por um lado, é imperioso visualizar essa atitude do Governo como causa à questão hídrica no Brasil. Nessa via, o artista plástico Candido Portinari pintou ´´Os Retirantes``, obra que explicita uma família em subnutrição que sai da seca nordestina em busca de melhores condições. De maneira fiel, foram representados muitos brasileiros que deixam seus locais de origem por não terem acesso a água, essa que é destinada nos montes a projetos de irrigação e na maior parte é desperdiçada, de acordo com o SNIS, cerca de 36% das aguas captadas pelas companhias do setor agricultor se perde por vazamentos e defeitos. Com isso, faz-se necessário que algo seja feito para que não haja mais vítimas.
Por outro lado, é valido destacar que a falta de consciência de muitos é um agravante para a igual distribuição das águas. Nessa perspectiva, o escritor diplomata Guimarães Rosa afirmou que as águas se comparam à saúde e à liberdade, só tem valor quando se acabam. De forma análoga é a situação de muitos brasileiros que usam das águas como fonte inesgotável, os quais sentem apenas quando falta em suas torneiras. Além disso, enquanto alguns esbanjam água em suas residências, outros tendem a carecer mais ainda desses recursos. Desse modo, é ressaltado que se busquem meios para solucionar esse impasse à vida de muitos.
É crucial, portanto, que diante das causas e consequências analisadas uma intervenção seja feita para dar um fim nessa problemática. Para tanto, é vital que o Governo maneje de forma equitativa a *distribuição de água, com profissionais especializados que fiscalizem os setores industrias e dêem relatórios mensais como ´´feedback``. Outrossim, o poder midiático deve alertar e orientar o público sobre o consumo consciente, com a divulgação de propagandas que mostrem formas de economizar, a fim de politizar os indivíduos sobre o uso correto dos recursos hídricos. Em suma, com essas propostas estabelecidas, retirantes não serão mais obrigados a sair de suas casas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada