• Avatar do usuário
#63785
O que foi mais levado em consideração pelo califa Al-Mansur, no século VIII, para a escolha do local onde seria construída a cidade de Bagdá foram os rios Tigre e Eufrates, que eram de muita importância. No Brasil isso se mostra de forma contrária pois os representantes do poder não têm como prioridade a questão hídrica, os quais favorecem a destinação de levantes hídricos para agricultura e fabricação de roupas, o consumo virtual. Ademais, muitas pessoas ainda não tomaram conhecimento da finitude da água, as quais desperdiçam à toa. Assim, com o Governo que prioriza grupos e o povo que delapida, algo deve ser feito.
Por um lado, é imperioso visualizar essa atitude do Governo como causa à questão hídrica no Brasil. Nessa via, o artista plástico Candido Portinari pintou ´´Os Retirantes``, obra que explicita uma família em subnutrição que sai da seca nordestina em busca de melhores condições. De maneira fiel, foram representados muitos brasileiros que deixam seus locais de origem por não terem acesso a água, essa que é destinada nos montes a projetos de irrigação e na maior parte é desperdiçada, de acordo com o SNIS, cerca de 36% das aguas captadas pelas companhias do setor agricultor se perde por vazamentos e defeitos. Com isso, faz-se necessário que algo seja feito para que não haja mais vítimas.
Por outro lado, é valido destacar que a falta de consciência de muitos é um agravante para a igual distribuição das águas. Nessa perspectiva, o escritor diplomata Guimarães Rosa afirmou que as águas se comparam à saúde e à liberdade, só tem valor quando se acabam. De forma análoga é a situação de muitos brasileiros que usam das águas como fonte inesgotável, os quais sentem apenas quando falta em suas torneiras. Além disso, enquanto alguns esbanjam água em suas residências, outros tendem a carecer mais ainda desses recursos. Desse modo, é ressaltado que se busquem meios para solucionar esse impasse à vida de muitos.
É crucial, portanto, que diante das causas e consequências analisadas uma intervenção seja feita para dar um fim nessa problemática. Para tanto, é vital que o Governo maneje de forma equitativa a *distribuição de água, com profissionais especializados que fiscalizem os setores industrias e dêem relatórios mensais como ´´feedback``. Outrossim, o poder midiático deve alertar e orientar o público sobre o consumo consciente, com a divulgação de propagandas que mostrem formas de economizar, a fim de politizar os indivíduos sobre o uso correto dos recursos hídricos. Em suma, com essas propostas estabelecidas, retirantes não serão mais obrigados a sair de suas casas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Vamos ficar atentos

Assim como a tecnologia está entre nó[…]

A Constituição Federal de 1988 prev&[…]

Pra que título?

Deivid16 , vitoriaca visita também outra[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM