Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#45337
Conhecida como "Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Federal foi promulgada em 1988 com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, o direito à segurança pública ainda é negado. Sendo assim, a violência urbana é um problema, devido não só a falha do Estado em prover segurança, mas também à desigualdade existente.
A priori, é fulcral salientar que o sociólogo Émille Durkheim afirma em seus estudos, que o poder público se responsabiliza pelo gerenciamento das questões que envolvam a coletividade estabelecendo, por conseguinte, o bem-estar social. Entretanto, a população brasileira não se sente assegurada pelo Estado, a mesma coloca grades em suas casas, cercas elétricas com medo da violência.
Ademais, muitos jovens de classe baixa não conseguem emprego e vêem no mundo do crime uma saída. Segundo Jean Jacques Rousseau, "O homem é bom por natureza", sendo a vida em sociedade o fator da sua corrupção.
Portanto, o Governo deve por meio de políticas de segurança pública, promover fiscalização nas ruas. É necessário também que no país haja a oportunidade do primeiro emprego para os jovens. Assim, teremos um país com menos violência e mais igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#45670
Oi, chamo Natalia e irei fazer algumas observações sobre seu texto. Espero ajudar!

Conhecida como "Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, a (sétima) Constituição Federal foi promulgada em 1988 com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, o direito à segurança pública ainda é negado. Sendo assim, a violência urbana é um problema, devido não só a falha do Estado em prover segurança, mas também à desigualdade existente.
Vejo que você contextualiza e apresenta seu ponto de vista, mas faltou apresentar o tema. Em relação à Constituição Federal, lembre-se de que no Brasil temos 7, esta de 1988 é a última.

A priori, é fulcral salientar que o sociólogo Émille Durkheim afirma em seus estudos, que o poder público se responsabiliza pelo gerenciamento das questões que envolvam a coletividade estabelecendo, por conseguinte, o bem-estar social. Entretanto, a população brasileira não se sente assegurada pelo Estado, a mesma coloca grades em suas casas, cercas elétricas com medo da violência.
Noto que você utiliza os recursos coesivos e apresenta repertório, mas é necessário obedecer à estrutura de redação do Enem, logo, faltou você apresentar, em primeiro lugar, o tópico frasal, argumentar e arrematar o parágrafo voltando à tese. Não esqueça que você deve desenvolver o dado apresentado.

Ademais, muitos jovens de classe baixa não conseguem emprego e vêem (veem) no mundo do crime uma saída. Segundo Jean Jacques Rousseau, "O homem é bom por natureza", sendo a vida em sociedade o fator da sua corrupção.
Você apresenta um bom repertório, mas esse desenvolvimento possui as mesmas necessidades que o anterior. Atente-se para a estrutura da redação.

Portanto, o Governo (agente) deve por meio de políticas de segurança pública, (meio) promover fiscalização nas ruas (ação). É necessário também que no país haja a oportunidade do primeiro emprego para os jovens (ação). Assim, teremos um país com menos violência e mais igualitário. aqui você arrematou, mas sua conclusão está incompleta. Ela deve apresentar agente+ação +meio+finalidade+detalhamento, só depois destes elementos de intervenção você arremata a conclusão voltando à tese.

Você escreve bem, apresenta repertório e elementos coesivos, mas não seguiu a estrutura que o Enem pede. Estude bastante sobre isso e Leia exemplos de redações nota 1000.

Boa sorte! Parabéns por decidir aprender! É errando (praticando) que aprendemos. 😘

@GlendaMorais,você poderia corrigir minha re[…]

Na série brasileira "Coisa mais linda&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM