Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#56450
A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 23, inc.IX, o direito a saneamento básico a todo cidadão brasileiro. Porém, tal prerrogativa não acontece na prática quando se observa que nem todo a população tem acesso a esse direito. Diante dessa perspectiva, e essencial percorrer caminhos para garantir o saneamento básico no Brasil.
Em uma primeira análise, e fundamental apontar que a falta de saneamento básico impulsiona doenças causadas por animais sinantrópicos. Segundo uma pesquisa realizada pelo SIH/SUS entre os anos de 2009 a 2018, houve três milhões de internações por conta das doenças relacionas ao esgoto ao ar livre. Isso se torna preocupante uma vez que a faixa etária mais afetada foram as crianças de até 14 anos.
Ademais, a uma ausência de medidas governamentais efetivas. Mesmo já existindo uma lei que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, ainda a uma falta de fiscalização para o monitoramento dessa lei. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que todo cidadãos desfrutem desse direito.
Apresentado os fatos, pode-se concluir a necessidade de garantir caminhos para o saneamento básico no Brasil. Para isso, é imprescindível que o ministério do desenvolvimento, por meio de um programa, realize ligações de esgoto para quem ainda não tem e leve os despejos para estação de tratamento. A fim de assegurar mais saúde, qualidade de vida e proteção ao meio ambiente. Simultaneamente, deve haver uma fiscalização para assegura esse direito. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu “Contrato Social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na série norte-americana “House&rdquo[…]

A situação de marginalidade do Brasi[…]

A Carta Magna de 1988, documento( ESTÁ CORR[…]

Ashiley Geralcinoj sixthero Anna01 Jenif[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM