• Avatar do usuário
#76835
Os bancos na era digital – atualidades, tendências e desafios – são essenciais para a otimização dos processos. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em julho de 2018, existiam 2.88 milhões de contas bancárias 100% digitais no Brasil.
Em primeiro lugar, as atualidades demonstraram, de forma mais específica a expansão do modelo digital, que foi potencializado pela pandemia do Covid-19, bem como, proporcionar mais abertura do segmento bancário. Essa expansão é evidenciada pela criação do PIX, que realiza movimentações financeiras instantâneas e gratuitas a qualquer horário, também, os pagamentos por aproximação. Enquanto o Banco Central do Brasil (Bacen) tem incentivado maior concorrência entre os bancos com a abertura do segmento bancário.
Posteriormente, as tendências definiram uma série de procedimentos que deverão ser cumpridos. Como a democratização bancária, visto que eram utilizados o DOC e o TED, os quais possuem taxas, para realizar transações bancárias, porém, agora com a utilização do PIX essas movimentações são realizadas de forma gratuita. Além disso, com a expansão do modelo digital tem a diminuição de custos com as agências físicas e os funcionários, o que reduz o valor do banco para operar, consequentemente, diminuindo também, os valores dos serviços bancários, gerando uma tendência de consolidação digital desse modelo.
Em seguida, os desafios evidenciaram as dificuldades de implementação. Consoante a Febraban, as instituições financeiras, em 2019, investiram 72% em inteligência artificial, com o intuito de ter uma análise do perfil do cliente, bem como, cruzar dados e informações de maneira rápida e organizada. Além disso, tem a segurança tecnológica do usuário, que lida com um público, muitas vezes, avesso à tecnologia e às falhas que podem aparecer nos aplicativos, também, a entrada de novos concorrentes no mercado financeiro, como as Fintechs.
Portanto, com os bancos na era digital será possível a otimização desses recursos. No entanto, se faz necessário o investimento em ferramentas tecnológicas, para proporcionar maior segurança e comodidade aos clientes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

2021 tem sido um ano particularmente marcante par[…]

Introdução Na cultura japonesa, o […]

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

oii gente! Quem puder corrigir minha redaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM