A priori, o Brasil enfrenta diariamente uma luta contra problemas de infecções causadas pelo mau manejo da água, como por exemplo o zika vírus e a dengue, onde são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti por meio da desova em água parada. Os serviços de água, saneamento e higiene nas unidades de saúde são requisitos básicos para a prevenção e o controle de infecções.
A posteriori, de acordo com a OMS uma cada cinco unidades de saúde no mundo não possui saneamento básico. Cabe ressaltar a falta de saneamento em pequenas e grandes cidades. O saneamento básico é direito assegurado pela constituição. Entretanto, não é a realidade em parte das periferias do país, nestas habitações, devido à restrição do acesso ao saneamento, os esgotos e lixos domésticos são frequentemente jogados em rios sem qualquer tratamento, aumentando ainda mais as doenças.
Em virtude dos fatos mencionados, a falta de saneamento básico causa sérios problemas de saúde, como forma de amenizar essas dificuldades, é dever do Estado proporcionar uma boa qualidade de vida para a população, por meio de leis rigorosas contra poluições e ainda disponibilizar verbas com a ajuda da OMS para adequar o país a uma melhora no saneamento. Somente assim a população terá o devido respeito e direitos humanos de todas as pessoas que procuram cuidados à saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.