Primeiramente, com o poderio econômico e a influência de nações como os EUA, e outras potências, a cultura do nosso país se abafa cada vez mais. Ao mesmo tempo que o processo de globalização traz benefícios, também gera problemas, como é o caso da padronização de culturas, que faz com que os hábitos, costumes e objetos sejam cada vez mais parecidos. Este fenômeno afeta de forma negativa a diversidade cultural.
Além disso, no século XXI, a população está cada vez mais distante de suas raízes, o que faz com que a história de nossos ancestrais corra risco de esquecimento. A necessidade de preservar as culturas locais surge como forma de promover o respeito a outras culturas e de conexão com a ancestralidade e a história. É um direito previsto na Constituição Federal, a possibilidade de acesso a diferentes culturas e tradições.
Portanto, cabe ao Estado e às escolas mostrar para a população brasileira, principalmente crianças e jovens, a importância da preservação de diferentes culturas. Isso pode ser feito por meio de eventos culturais como, detalhadamente, rodas de leitura de livros nacionais, eventos com dança e música típica e feiras gastronômicas. O efeito disso será a inserção do cidadão de volta as suas origens e o respeito perante a identidade cultural de cada povo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.