Por Sofialaraps
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#14235
Depois da Queda do Muro de Berlim, o fenômeno da globalização se intensificou e começou a exercer influência na vida das pessoas. Com ele, as culturas foram difundidas e não se mantiveram mais em apenas seu território de origem. Isso fez com que houvesse uma agregação de culturas, enquanto as locais, foram perdendo força. Assim, a diversidade cultural se perdeu. Nesse contexto, surge a necessidade da preservação da pluralidade cultural brasileira.

Primeiramente, com o poderio econômico e a influência de nações como os EUA, e outras potências, a cultura do nosso país se abafa cada vez mais. Ao mesmo tempo que o processo de globalização traz benefícios, também gera problemas, como é o caso da padronização de culturas, que faz com que os hábitos, costumes e objetos sejam cada vez mais parecidos. Este fenômeno afeta de forma negativa a diversidade cultural.

Além disso, no século XXI, a população está cada vez mais distante de suas raízes, o que faz com que a história de nossos ancestrais corra risco de esquecimento. A necessidade de preservar as culturas locais surge como forma de promover o respeito a outras culturas e de conexão com a ancestralidade e a história. É um direito previsto na Constituição Federal, a possibilidade de acesso a diferentes culturas e tradições.

Portanto, cabe ao Estado e às escolas mostrar para a população brasileira, principalmente crianças e jovens, a importância da preservação de diferentes culturas. Isso pode ser feito por meio de eventos culturais como, detalhadamente, rodas de leitura de livros nacionais, eventos com dança e música típica e feiras gastronômicas. O efeito disso será a inserção do cidadão de volta as suas origens e o respeito perante a identidade cultural de cada povo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por duanalin
Tempo de Registro Quantidade de postagens Colecionador Doações
#14362
"Depois da Queda do Muro de Berlim, o fenômeno da globalização se intensificou e começou a exercer influência na vida das pessoas. Com ele, as culturas foram difundidas e não se mantiveram mais em apenas seu território de origem. Isso, fez com que houvesse uma agregação de culturas, enquanto as locais, foram perdendo força. Assim, a diversidade cultural se perdeu. Nesse contexto, surge a necessidade da preservação da pluralidade cultural brasileira."

:!: Eu trocaria esse termo por algo que trouxesse mais a ideia de homogêneo.
Eu gostei da introdução, não é a estrutura que costumo usar ou indicar mas foi bem colocado. Não vejo quebra ou falha da ideia e você aborda o tema a nação brasileira; o que é muito importante.

Hey bênça, compartilhe seu aprendizado conosco corrigindo algumas redações.
Antes, confira a tabela de correção do Enem:
dica-tabela-de-referencia-para-correcao ... t4625.html
0
Avatar do usuário
Por duanalin
Tempo de Registro Quantidade de postagens Colecionador Doações
#14366
"Primeiramente, com o poderio econômico e a influência de nações como os EUA, e outras potências, a cultura do nosso país se abafa cada vez mais. Ao mesmo tempo que o processo de globalização traz benefícios, também gera problemas, como é o caso da padronização de culturas, que faz com que os hábitos, costumes e objetos, sejam cada vez mais parecidos. Este fenômeno afeta de forma negativa a diversidade cultural."

:!: Muito bem, sempre comece com o uso de conectivos.
Trazer alguns dados estatísticos comprovaria a sua ideia. Lembre-se, o repertório é o que compõe a C3, então é muito importante trazê-lo.

Hey bênça, compartilhe seu aprendizado conosco corrigindo algumas redações.
Antes, confira a tabela de correção do Enem:
dica-tabela-de-referencia-para-correcao ... t4625.html
0
Avatar do usuário
Por duanalin
Tempo de Registro Quantidade de postagens Colecionador Doações
#14370
"Além disso, no século XXI, a população está cada vez mais distante de suas raízes, o que faz com que a história de nossos ancestrais corra o risco de esquecimento.(ELEMENTO COESIVO,)A necessidade de preservar as culturas locais surge como forma de promover o respeito a à outras culturas além de trazer uma e de conexão com a ancestralidade e a história. É um direito previsto na Constituição Federal, a possibilidade de acesso a diferentes culturas e tradições."

:!: Perfeito!!
O desenvolvimento está bom mas, como eu disse antes, traga um repertório que comprove as suas ideias.

Hey bênça, compartilhe seu aprendizado conosco corrigindo algumas redações.
Antes, confira a tabela de correção do Enem:
dica-tabela-de-referencia-para-correcao ... t4625.html
0
Avatar do usuário
Por duanalin
Tempo de Registro Quantidade de postagens Colecionador Doações
#14371
"(BREVE RETOMADA AO QUE FOI TRABALHADO) Portanto, cabe ao Estado, (QUAL O MEIO QUE O ESTADO DEVE UTILIZAR?) (ATRAVÉS DE QUE?) e às escolas mostrar para a população brasileira, principalmente crianças e jovens, a importância da preservação de diferentes culturas. Isso pode ser feito por meio de eventos culturais como, detalhadamente, rodas de leitura de livros nacionais, eventos com dança e música típica e feiras gastronômicas. O efeito disso será a inserção do cidadão de volta as suas origens e o respeito perante a identidade cultural de cada povo.(TRAZER FINALIZAÇÃO QUE ENVOLVA O REPERTÓRIO USADO NA INTRODUÇÃO; que no seu caso foi a globalização.)"

:!: Como as escolas vão mostrar a importância da diversidade cultural?
É interessante que isso seja trabalhado entre as observações que fiz, para que seu texto seja mais flúido.

**considerações finais**
--> traga dados que ratifiquem os seus argumentos.
--> veja exemplos de redações nota mil.
--> revise pontuação e acentuação.
--> traga mais elementos coesivos.
qualquer dúvida ou erro de minha parte pode questionar.
Espero que eu tenha contribuído para seu avanço.

Hey bênça, compartilhe seu aprendizado conosco corrigindo algumas redações.
Antes, confira a tabela de correção do Enem:
dica-tabela-de-referencia-para-correcao ... t4625.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
345 Exibições
por Raquelzinhaz
0 Respostas 
161 Exibições
por giovanna1412
0 Respostas 
78 Exibições
por Raquelzinhaz
0 Respostas 
187 Exibições
por miihwithrock
5 Respostas 
274 Exibições
por Kayokrys
3 Respostas 
200 Exibições
por Higorvaz
1 Respostas 
114 Exibições
por marcelaarj
0 Respostas 
124 Exibições
por Eleven12
0 Respostas 
125 Exibições
por Anx02826
0 Respostas 
880 Exibições
por PGchris

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM